Últimas Notícias > Esporte > Pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, o Inter perdeu por 2 a 0 para o Flamengo no Maracanã

Eclipse lunar parcial será visto em todo o Brasil hoje

O fenômeno poderá ser observado em toda a América do Sul. (Foto: APA/Divulgação)

O Brasil poderá ver um eclipse lunar parcial – quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite – na noite desta terça-feira (16). O fenômeno será parecido com o que o Brasil conseguiu ver em janeiro deste ano. A Lua não ficará totalmente na sombra, já que o eclipse será apenas parcial. Como fica privada dos raios do Sol, ela escurece e fica numa tonalidade de tijolo, pois a atmosfera da Terra desvia os raios vermelhos da luz solar para o cone de sua sombra.

O eclipse parcial terá início às 20h01min GMT (19h01min no horário Brasília), seu ponto máximo será às 21h30min GMT (20h30min de Brasília). O espetáculo terminará às 22h59min GMT (21h59min de Brasília).

Diferente de um eclipse solar total – quando o que é “escondido” é o Sol – a observação da versão lunar não exige um óculos de proteção. A visão pode ser feita a olho nu. Este será o último eclipse lunar do ano. O próximo eclipse lunar total visível no Brasil será apenas em maio de 2022.

50 anos 

O fenômeno acontece coincidentemente na data em que a missão Apollo 11 comemora 50 anos da decolagem rumo à Lua. Em 16 de julho de 1969, o foguete capitaneado por Neil Armstrong (1930-2012) partiria da Terra para quatro dias depois aterrissar em solo lunar no que foi um “pequeno passo para o homem, grande passo para a humanidade”.

Deixe seu comentário: