Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um falso alarme de míssil deixou os moradores do Havaí em pânico

Compartilhe esta notícia:

Imagem mostra o alerta recebido. (Foto: Reprodução)

Na linha de frente dos EUA diante das ameaças nucleares da Coreia do Norte, a população do Havaí recebeu uma mensagem aterrorizante pelos celulares na manhã de sábado (13): que uma ameaça iminente de míssil balístico os obrigava a correr para buscar abrigo. Mas tudo não passava de um alarme falso que deixou muita gente em pânico e só foi desmentido oficialmente 38 minutos depois. Autoridades não viram indícios de ataque hacker e acreditam que o erro tenha sido falha humana, mas tentam determinar por que motivo ele demorou tanto para ser retificado. As informações são do jornal O Globo.

“AMEAÇA IMINENTE DE MÍSSIL BALÍSTICO PARA O HAVAÍ. PROCUREM ABRIGO IMEDIATAMENTE. NÃO É UM TESTE”, dizia o alarme em caixa alta em SMS recebido por vários residentes do Estado norte-americano.

Uma mensagem mais completa do alerta dizia: “O Comando do Pacífico dos EUA detectou uma ameaça de míssil para o Havaí. Um míssil pode atingir terra ou mar dentro de minutos”.

Mas logo depois, o Gabinete de Emergência do Estado comunicou que não havia ameaça. A deputada federal Tulsi Gabbard confirmou com as autoridades: “ISSO É UM FALSO ALARME. NÃO HÁ MÍSSIL VINDO. CONFIRMEI COM FUNCIONÁRIOS”, tuitou a deputada.

Segundo a imprensa local, houve princípio de pânico em lugares do Estado, com relatos de moradores saindo rapidamente de casa. A rede Hawaii News Now mostrou imagens de correria e relatou que comércios abertos chegaram a “expulsar pessoas enquanto fechavam às pressas”.

O presidente Donald Trump foi alertado do episódio quando descansava em seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida.

Apesar da rápida resposta dos serviços locais pela internet, o mesmo serviço de alertas via SMS só comunicou 38 minutos depois da primeira mensagem que o caso se tratava de um falso alarme. Na CNN, Gabbard disse que o erro poderia “provocar caos”.

“Uma comunicação do tipo [de retificação] precisa ser dada com antecedência”, criticou ainda o deputado estadual Matt LoPresti, citando o temor da população. “Procuramos abrigo imediatamente. Fiquei sentado na banheira com meus filhos fazendo orações. (…) Estou extremamente irritado agora.”

Em Honolulu, a capital do Estado, placas ressaltaram a comunicação equivocada para chamar a atenção de possíveis desavisados.

Autoridades chegaram a levantar chances de que o sistema tivesse sido hackeado. Apesar da possibilidade, o senador federal Brian Schatz e especialistas em comunicações de emergência do tipo, ouvidos nas redes de TV, alertaram que um erro do tipo é provavelmente resultado de falha humana.

“O que aconteceu hoje é totalmente indesculpável. Todo o estado ficou em pânico. É necessário ser firme e responsabilizar os autores”, disparou Schatz pelo Twitter.

Segundo o governador David Ige, as informações são de que se trata de erro humano. O falso alerta foi emitido “após um ‘botão errado’ ter sido apertado por um funcionário durante uma troca de turno”, comunicou Ige à CNN. “É infeliz e lamentável”, afirmou, prometendo uma investigação completa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Presa quadrilha que roubava até cinco veículos por dia na Região Metropolitana
Após receber indenização milionária de 35 milhões de reais, Michael Jordan doa tudo para instituições de caridade
https://www.osul.com.br/um-falso-alarme-de-missil-deixou-os-moradores-do-havai-em-panico/ Um falso alarme de míssil deixou os moradores do Havaí em pânico 2018-01-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar