Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um golpe do Bolsa Família atraiu 600 mil vítimas no WhatsApp

Compartilhe esta notícia:

Mensagem recebida no WhatsApp com o link fraudulento. (Foto: Reprodução/Psafe)

Criminosos estão usando o Bolsa Família como tema em mais um golpe disseminado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, de acordo com o “DFNDR lab”, o braço de pesquisas de cibercrime da PSafe, fabricante de antivírus para Android. A mensagem promete um adicional de R$ 954 para beneficiários do programa social do governo.

A fraude leva usuários para uma página que obriga a vítima a compartilhar o link maliciosos com seus contatos ou grupos. No fim, o site malicioso oferece a instalação de aplicativos possivelmente indesejados e que podem deixar o celular vulnerável, de acordo com a PSafe. A “recomendação” de aplicativos é um golpe frequente no Android, pois é muito comum que desenvolvedores paguem quem “recomenda” a instalação de seus aplicativos, inclusive para aplicativos cuja instalação é grátis. Dessa forma, os criminosos conseguem lucrar com o golpe.

A empresa diz que seus filtros de segurança impediram 600 mil pessoas de acessar o link malicioso em 24 horas. Em certos momentos, o número de bloqueios chegou a 40 mil por hora.

O golpe pode ter sido impulsionado pela notícia de um possível aumento no benefício do Bolsa Família em estudo pela equipe econômica do governo federal.

Quem clica no link é obrigado a responder três perguntas: “Você possui o cartão bolsa família?”, “Você recebe todo mês?” e “Você conhece amigos ou parentes que recebe?”. As respostas não fazem diferença: no fim, a vítima deve encaminhar o golpe para dez amigos ou grupos antes de ter acesso ao “benefício”.

Quem recebe a mensagem é aconselhado a ignorá-la e não acessar o site indicado nem encaminhar o link.

De modo geral, o golpe tem o mesmo formato das outras fraudes que circulam no WhatsApp. Portanto, usuários devem ficar atentos para não cair em outros golpes semelhantes, ainda que utilizem um tema diferente.

14º salário

Golpe semelhante ao do Bolsa Família foi realizado em outubro do ano passado. O golpe prometia informar aos internautas se eles estariam aptos a receber um “14º salário” oferecido pelo governo federal a quem faz aniversário entre os meses de janeiro e junho.

Caso caísse no golpe, a vítima teria o celular fragilizado e poderia acabar cadastrada em serviços de SMS Premium, que aumentam a conta do telefone ou utilizam créditos pré-pagos.

Ao receber o golpe, a vítima deveria clicar em um link, responder perguntas – as respostas dadas não influenciam em nada – e encaminhar a mensagem para dez amigos ou grupos do WhatsApp antes de ter a informação desejada. É assim que o golpe acaba sendo disseminado, pelas próprias vítimas, entre os usuários do WhatsApp. Segundo a PSafe, o golpe chegou a 350 mil pessoas em apenas três dias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Veja o vídeo. Filho de síndico assassinado afirma: “Estou com medo por mim e pela minha família”
Filho de síndico morto por vizinho encontra duas vezes em uma semana o acusado de assassinar seu pai
https://www.osul.com.br/um-golpe-do-bolsa-familia-atraiu-600-mil-vitimas-no-whatsapp/ Um golpe do Bolsa Família atraiu 600 mil vítimas no WhatsApp 2018-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar