Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um incêndio atinge um prédio residencial com mais de 80 andares em Dubai

Compartilhe esta notícia:

O Torch Tower já sofreu um pequeno incêndio em 2015. (Foto: Reprodução)

Um incêndio atingiu um prédio residencial de mais de 80 andares em Dubai na noite desta quinta-feira (03), lançando ao céu grandes colunas de fumaça e provocando uma chuva de destroços.

A polícia de Dubai disse que os bombeiros controlaram o fogo e que não havia relato de feridos na Torch Tower, localizado no popular bairro da Marina.

Por volta das 3h40min de sexta-feira (horário local, 20h40min em Brasília), o governo local informou no Twitter que o incêndio estava sob controle e tinha sido iniciada a operação de resfriamento do prédio.

A torre em questão tem 86 andares e 676 apartamentos, segurança permanente, porteiro e seis espaços comerciais. Quando foi concluída em 2011, foi considerada a torre residencial mais alta do mundo. Desde então, já foi ultrapassada por seis outros edifícios.

Este é o segundo incêndio que deflagra neste arranha-céus de 86 andares, depois de um incidente semelhante em 2015. O incêndio de 2015 foi controlado em cerca de três horas. Não houve qualquer fatalidade e apenas sete pessoas foram tratadas por inalação de fumo.

O incêndio de 2015 deixou 101 apartamentos inabitáveis, mas o município do Dubai garantiu, naquela época, que a estrutura do edifício não tinha sofrido danos relevantes.

Ano marcado por incêndios

O ano de 2017 já ficou marcado pelo incêndio de grandes proporções que atingiu uma torre de 24 andares e cerca de 150 apartamentos, em Londres, na Inglaterra. A tragédia fez quase 80 vítimas mortais.

O maior incêndio britânico em séculos começou numa simples geladeira. Mas o revestimento da fachada não passou nos testes de segurança e ajudou o fogo a atingir proporções catastróficas.

Esse material era inflamável e o fogo foi escalando o prédio num efeito chaminé. O calor de mais de 700 graus não foi o único problema. O revestimento escondia um assassino: o cianeto de hidrogênio. A fumaça continha esse gás altamente tóxico, usado até em câmaras na execução de condenados à morte.

Um especialista afirma que todos os apartamentos foram invadidos com grande quantidade de fumaça. Ele garante que já tinha alertado às autoridades sobre os perigos em 2011.

Mais de 200 peritos participaram dessas investigações. A detetive-chefe afirmou que o incêndio não foi intencional. A polícia pode instaurar um processo de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, mas não revelou quem seria processado.

As estimativas apontam 600 conjuntos habitacionais com o mesmo tipo de revestimento. O governo promete verificar todas as instalações desses prédios: saídas de emergência, extintores de incêndio, sinalizações. Mas o que vai dar mais trabalho é retirar cada um dos painéis.

A mesma empresa instalou revestimentos semelhantes em outras reformas de conjuntos habitacionais. Moradores de centenas de prédios ganharam um novo sistema de aquecimento, vidros duplos, isolamento térmico. E uma grande dose de preocupação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Senador chama CBF de “quadrilha” e pede que Receita Federal avalie documentos dos amistosos da seleção
Polícia Federal prende operador que fez pagamentos à firma de José Dirceu
https://www.osul.com.br/um-incendio-atinge-um-predio-residencial-com-mais-de-80-andares-em-dubai/ Um incêndio atinge um prédio residencial com mais de 80 andares em Dubai 2017-08-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar