Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um juiz nos Estados Unidos bloqueou as restrições de viagens mais recentes impostas por Donald Trump

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Reprodução)

Um juiz norte-americano bloqueou na terça-feira (17) a mais recente tentativa do presidente Donald Trump de impor restrições sobre cidadãos de diversos países entrando nos Estados Unidos, que iria entrar em vigor nesta semana. A restrição aberta, anunciada no mês passado, tinha como alvo pessoas de Irã, Líbia, Síria, Iêmen, Somália, Chade e Coreia do Norte, assim como certas autoridades governamentais da Venezuela. A restrição foi a versão mais recente de uma política que tinha anteriormente como alvo seis países de maioria muçulmana mas que havia sido restringida pela Suprema Corte dos EUA.

O Estado do Havaí entrou com ação em tribunal federal em Honolulu para bloquear a diretriz política mais recente de Trump, argumentando que a lei federal de imigração não dava a ele autoridade para impor as restrições sobre seis destes países. O Havaí não desafiou qualquer restrição de entrada relacionada à Coreia do Norte e à Venezuela.

O juiz distrital dos EUA em Honolulu, Derrick Watson havia previamente bloqueado a restrição de Trump em março. Em sua decisão na terça-feira, Watson disse que o Havaí provavelmente iria ter sucesso em provar que a restrição de viagens mais recente de Trump viola a lei federal de imigração.

A medida “sofre precisamente das mesmas desordens que sua antecessora: faltam informações suficientes de que a entrada de mais de 150 milhões de cidadãos de seis países especificados será ‘prejudicial aos interesses dos Estados Unidos'”, escreveu Watson.

A Casa Branca informou em comunicado que a decisão é “perigosamente falha” e que está confiante de que o tribunal irá manter a política de Trump. “Estas restrições são vitais para garantir que nações estrangeiras cumpram o mínimo de padrões de segurança exigidos para a integridade de nosso sistema de imigração e a segurança de nossa nação”, segundo comunicado.

O Departamento de Justiça chamou a decisão de Watson de “incorreta” e disse que irá apelar. O procurador-geral do Havaí, Doug Chin, disse em comunicado: “Hoje é outra vitória para a decisão da lei”. Como candidato, Trump havia prometido “um total e completo encerramento de muçulmanos entrando nos Estados Unidos”. Grupos de direitos dos imigrantes elogiaram a decisão do Havaí.

Guerra

Com suas ameaças contra alguns países, o presidente Donald Trump pode levar os Estados Unidos “a uma terceira guerra mundial”, afirmou o influente senador republicano Bob Corker, segundo o jornal The New York Times.

“Estou preocupado” e “isso deveria preocupar todos aqueles que amam nosso país”, acrescentou o político em entrevista. Antes desse ataque, o respeitado senador de 65 anos lamentou ser “uma pena que a Casa Branca tenha se tornado uma creche para adultos”, depois de ter sido atingido pela salva de tuítes matinais de Trump.

Corker, um respeitado senador moderado que chegou a apoiar Trump, tornou-se nos últimos meses o crítico republicano mais franco ao presidente. Recentemente, afirmou que apenas a presença de generais no círculo mais próximo de Trump impedia que a Casa Branca mergulhasse no caos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mega-Sena poderá pagar 46 milhões de reais na quarta-feira
Porto Alegre terá nova sede para serviço de atendimento a hepatites
https://www.osul.com.br/um-juiz-nos-estados-unidos-bloqueou-as-restricoes-de-viagens-mais-recentes-impostas-por-donald-trump/ Um juiz nos Estados Unidos bloqueou as restrições de viagens mais recentes impostas por Donald Trump 2017-10-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar