Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Um novo golpe na internet promete kit do Boticário para o Dia dos Namorados

Compartilhe esta notícia:

Segundo o laboratório da PSafe, mais de 40 mil pessoas foram expostas a esse golpe em menos de 24 horas. (Foto: Reprodução)

Os hackers não se cansam de criar falsas promessas de presentes em grupos de WhatsApp. A estratégia é basicamente a mesma: basta clicar no link, compartilhar a promoção com um grupo de amigos e assim ficar apto a ganhar um brinde de uma marca famosa, no caso o Boticário. O problema é que a promoção é falsa e, ao clicar no link, a vítima pode ficar vulnerável a ataques.

O golpe da vez, segundo a empresa de cibersegurança PSafe, promete um kit de produtos da linha Glamour, da marca O Boticário, para o Dia dos Namorados. Os golpistas pedem que a vítima responda a um questionário e compartilhe o link com amigos do WhatsApp.

Ao clicar no link malicioso, o usuário precisa responder a três perguntas: 1) você gostaria de ganhar um kit masculino ou feminino?; 2) o kit é para uso próprio ou presente para o namorado(a)?; 3) você indicaria nossa promoção para amigos ou familiares?”.

Independentemente das respostas escolhidas, o usuário é encaminhado para uma página que solicita o compartilhamento da falsa promoção com 30 amigos ou grupos no WhatsApp. Ao final, o usuário é direcionado para realizar o download de um malware (programa malicioso).

Segundo o laboratório da PSafe, mais de 40 mil pessoas foram expostas a esse golpe em menos de 24 horas.

Para evitar cair em falsas promoções, os especialistas do laboratório recomendam que as pessoas criem o hábito de se certificar sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos.

Google Maps

Uma vulnerabilidade do Google Maps permite que hackers usem a ferramenta para direcionar usuários a sites fraudulentos, que podem roubar dados pessoais ou instalar programas maliciosos. A falha foi divulgada pela empresa de segurança Sophos.

O erro está na ferramenta de encurtamento de URL do Google Maps. Os hackers conseguem alterar o link para que os usuários sejam redirecionados a qualquer outro site sem perceber. Os usuários não recebem um alerta de segurança do navegador porque a URL do Google funciona como um intermédio que libera o acesso.

Segundo a Sophos, a correção da falha deve ser realizada pelo Google, que pode restringir o redirecionamento. Ainda de acordo com a empresa, a gigante da tecnologia tem conhecimento do erro desde setembro de 2017, quando pesquisadores do site de segurança Open Bug Bounty notificaram a empresa sobre o problema.

Para a Sophos, a situação poderia ser resolvida se o redirecionamento funcionasse apenas para sites do próprio Google. Entretanto, ainda que corrigisse a vulnerabilidade, os links já criados (inclusive os de hackers) com o encurtador de URL continuariam a funcionar.

Procurado, o Google confirmou que foi alertado sobre a vulnerabilidade. “Desde então, emitimos uma correção para garantir que somente as URLs com parâmetros do Google Maps possam ser redirecionadas.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

A versão mais enxuta do Android para celulares pouco potentes chega neste mês
Um robô da Nasa detectou novos blocos de construção da vida em Marte
https://www.osul.com.br/um-novo-golpe-na-internet-promete-kit-do-boticario-para-o-dia-dos-namorados/ Um novo golpe na internet promete kit do Boticário para o Dia dos Namorados 2018-06-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar