Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um novo golpe no WhatsApp já atingiu mais de 5 mil brasileiros

Compartilhe esta notícia:

O crime consiste em roubar o número de telefone das vítimas para acessar suas contas no aplicativo e disparar conversas falsas. (Foto: Reprodução)

Um novo tipo de golpe usa clonagem de chips de celular e mensagens no WhatsApp para extorquir usuários. O crime consiste em roubar o número de telefone das vítimas para acessar suas contas no mensageiro e disparar conversas falsas. Segundo a Polícia Civil, os criminosos entram em contato com amigos e familiares da pessoa para pedir o depósito de valores, compra de eletrodomésticos e até aquisição de carros — os motivos usados são diversos.

De acordo com informações da Célula de Inteligência Cibernética da Polícia Civil do Ceará, que investiga o caso, mais de 5 mil pessoas já teriam sido afetadas em todo o Brasil. O WhatsApp recomendou a ativação da verificação em duas etapas como medida de proteção.

O crime não envolve a quebra da segurança do WhatsApp. Em vez de adotar tecnologia sofisticada, os bandidos se aproveitam de uma aparente fragilidade no mecanismo de verificação de identidade de operadoras de telefonia. Segundo a Polícia, os criminosos compram chips novos e ligam para a operadora para recuperar um número supostamente perdido junto com um celular roubado. Nesse processo, é possível que informações pessoais das vítimas, como endereço e CPF, também sejam usadas para enganar o atendimento via call center.

De posse do dispositivo ativado com o telefone, o golpista instala o WhatsApp no celular Android ou iPhone (iOS) e entra na conta do usuário. Caso o perfil não tenha proteção com PIN, o criminoso pode acessar grupos e contatos, além de usar foto e nome do dono original. A partir daí, vítimas podem ser enganadas mais facilmente.

Como se proteger 

O WhatsApp recomenda a ativação da verificação de dois passos como medida de proteção. Com o recurso habilitado, uma conta só pode ser usada em um novo aparelho após a digitação de uma senha de seis dígitos configurada previamente. Sem o código secreto, um criminoso não poderá invadir sua conta no mensageiro mesmo com o chip clonado.

Segundo a Polícia Civil, também é importante duvidar de mensagens de amigos com pedido de ajuda financeira. A recomendação é ligar para o número do remetente para conversas e checar se os recados no chat são verdadeiros. Na hipótese do número estar clonado, o criminoso seria obrigado a atender a chamada de voz e, assim, poderia ser descoberto.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto que autoriza o governo gaúcho a parcelar o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores
Saiba como não engordar na época do Natal
https://www.osul.com.br/um-novo-golpe-no-whatsapp-ja-atingiu-mais-de-5-mil-brasileiros/ Um novo golpe no WhatsApp já atingiu mais de 5 mil brasileiros 2018-12-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar