Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Um novo iceberg se desprendeu de uma geleira na Antártica

Compartilhe esta notícia:

Iceberg se desprendeu na região de Pine Island, na Antártica. (Foto: Reprodução)

Um novo iceberg acaba de se soltar da Antártica, aumentando ainda mais a preocupação de cientistas sobre os possíveis efeitos das mudanças climáticas sobre o continente. Em julho, um bloco de gelo colossal com 5 mil quilômetros quadrados se desprendeu da plataforma Larsen C. Agora, o iceberg é menor, com “apenas” 185 quilômetros quadrados, quase quatro vezes a área de Manhattan, mas afeta uma região mais sensível: a geleira de Pine Island tem gelo suficiente para elevar os níveis dos oceanos em 50 centímetros.

Em comunicado, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) informa que o B-44 foi detectado com base em imagens do satélite Sentinel-1. A expectativa é que o bloco se mantenha na região no primeiro ano, depois se quebre em pedaços menores e se movimente pela Baía de Pine Island.

“O B-44 não deve apresentar ameaças à navegação”, informou a agência.

O desprendimento de icebergs da plataforma que protege o glaciar de Pine Island não é incomum, mas o fenômeno está se acelerando nos últimos anos. Desde 2013 foram liberados três grandes blocos de gelo. Segundo os cientistas, Pine Island é um das maiores geleiras antárticas e um dos que derretem mais rapidamente.

A aceleração no derretimento foi detectada em 1992, quando as observações por satélite foram iniciadas. Por meio de análise de sedimentos, pesquisadores descobriram recentemente que o processo foi iniciado por volta da década de 1940.

Estimativas apontam que as geleiras da Antártica Ocidental irão entrar em colapso dentro de cem anos, contribuindo para a elevação dos níveis dos mares em cerca de 3 metros. Isso afetaria grandes cidades litorâneas, como Nova York e Miami. Apenas nos EUA, o cálculo é que 150 milhões de pessoas sejam afetadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Ministério do Planejamento vai propor meta fiscal mais flexível
Viagem de Eduardo Cunha e deputados ao exterior custou 347 mil reais
https://www.osul.com.br/um-novo-iceberg-se-desprendeu-de-uma-geleira-na-antartica/ Um novo iceberg se desprendeu de uma geleira na Antártica 2017-09-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar