Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um ônibus explodiu no centro de Roma, na Itália

Compartilhe esta notícia:

Ônibus em chamas na capital italiana. (Foto: Reprodução)

Um ônibus explodiu nesta terça-feira (8) no centro histórico de Roma, na Itália, aparentemente por um curto circuito elétrico. Nenhuma pessoa sofreu lesões sérias. Dezenas de turistas e pedestres observavam o fogo que envolvia o ônibus, pouco depois das 10h da manhã, pelo horário local. Algumas explosões foram ouvidas, e os alarmes de carros que estavam próximos dispararam.

O incêndio carbonizou vários andares de um edifício da Via del Tritone da capital italiana, a algumas quadras do escritório do primeiro-ministro e da Fontana di Trevi.

Os procuradores e o serviço de transporte público abriram uma investigação sobre o incidente. Aparentemente o incêndio foi provocado por um curto circuito.

A mídia italiana atribui a sucessão de casos do tipo à falta de manutenção dos coletivos da cidade. A Atac, que luta contra uma série de dívidas, rebateu que reforçou o serviço de revisão dos veículos. Um ex-chefe do órgão afirmou, no ano passado, que a empresa sofria com débitos de 1,3 bilhão de euros. Um relatório interno estima que 36% da frota esteja parada nas garagens por problemas mecânicos.

Nova Pompeia

A Superintendência Arqueológica de Roma acredita que a capital italiana possa abrigar um “tesouro” semelhante a Pompeia, antiga cidade devastada pelo vulcão Vesúvio em 79 d.C., em seus subsolos.

A área em questão é o sítio arqueológico “Terme di Tito” (Termas de Tito). De acordo com a entidade, o local pode ser maior do que o esperado.

“Acreditamos que abaixo da área do Parque de Colle Oppio, como em tantos pontos de Roma, possa existir uma nova Pompeia, mas, no momento, não me parece que haja condições para fazer uma escavação”, disse Eleonora Ronchetti, porta-voz do órgão.

Ela ainda disse que, para realizar uma escavação arqueológica, seria necessário investir “alguns milhões de euros”.

Essa não seria a primeira vez que uma “Pompeia” é descoberta em Roma. Em junho de 2017, durante a construção da linha C do metrô da capital, dois ambientes da era imperial (162 a 476 d.C.) foram encontrados nas escavações.

Carros a diesel proibidos no centro da cidade

Em março deste ano a prefeitura de Roma decidiu banir o trânsito de carros a diesel no centro da cidade. A medida visa reduzir a poluição atmosférica causada pela queima desse combustível. Há anos, a região sofre com picos de má qualidade do ar, que prejudicam a saúde da população e as centenas de monumentos históricos que adornam a cidade. O anúncio foi feito pela prefeita Virginia Raggi, e publicado em sua página no Facebook.

Cerca de dois terços dos 1,8 milhão de carros novos vendidos na Itália no ano passado eram movidos a diesel. Segundo a prefeita de Roma, “se queremos intervir seriamente, temos que ter a coragem de adotar medidas fortes”.

O anúncio romano vem na esteira da decisão da justiça da Alemanha de delegar a cada cidade a decisão de proibir a circulação de veículos poluentes. Assim como em outros lugares da Europa, várias cidades alemães sofrem com a poluição do ar.

Em dias em que os níveis de poluentes superam limites considerados seguros, as autoridades costumam reduzir os preços dos transportes públicos a fim de estimular a população a deixar o carro em casa.

Outros países estudam medidas mais duras para combater a poluição. Reino Unido e França, por exemplo, resolveram que proibirão a venda de carros a diesel e a gasolina a partir de 2040.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Quatro executivos da Mitsubishi morrem durante teste de novo modelo da Pajero Sport no Chile
Joaquim Barbosa vai viajar para não votar em ninguém para presidente
https://www.osul.com.br/um-onibus-explodiu-no-centro-de-roma-na-italia/ Um ônibus explodiu no centro de Roma, na Itália 2018-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar