Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Um pacote para testar a base aliada

Compartilhe esta notícia:

Ao todo, são 14 medidas, das quais 11 precisam ser aprovadas pelo Legislativo. (Foto: Galileu Oldenburg/Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

O pacote de medidas mais forte do atual governo do Estado, anunciado nessa quarta-feira, e que atinge direitos dos servidores públicos e benefícios ao setor empresarial será, sem dúvida, um rigoroso teste para a base aliada na Assembleia Legislativa. Ao todo, são 14 medidas, das quais 11 precisam ser aprovadas pelo Legislativo. Três são decretos editados pelo governador e dispensam o exame da Assembleia.

A Lei de Responsabilidade Fiscal

A mais importante das medidas, sem dúvida, será a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, que propõe, para todos os poderes (incluindo o Judiciário e o Legislativo), normas na busca do equilíbrio financeiro e medidas severas para limitar o crescimento da despesa com pessoal e custeio para o Executivo, Legislativo e Judiciário.

Policiais inativos

Não foi novidade para o deputado Ronaldo Santini, líder do PTB, a proposta de utilização do Corpo Voluntário de Militares Inativos na ativa. Santini lembrou nessa quarta-feira que no mandato passado as bancadas do PTB, liderada por ele, e do PSB, representada pelo então deputado estadual Heitor Schuch, trabalharam juntas pela aprovação do projeto que reajustou os salários dos militares inativos de R$ 427,00 mensais, em 2011, para R$ 1.181,00, em 2014.

Situação caótica de imigrantes

A deputada Manuela D’Ávila coordenou nessa quarta-feira uma audiência pública que analisou a situação de imigrantes haitianos e senegaleses no Estado. O fato relevante é que estima-se existirem hoje, cerca de 7 mil imigrantes do Haiti e Senegal no Estado, sofrendo com falta de moradia, dificuldades na legalização da permanência no Brasil e preconceito. A audiência dessa quarta-feira aprovou um contato formal com o Ministério da Justiça sobre os pedidos de refúgio não concedidos (entre 25 e 50 mil) e a verificação dos casos de exploração de mão de obra.

Freio na fusão PSB e PPS

A manutenção das coligações para as eleições proporcionais no pacote da reforma política, que vem sendo votado no Congresso Nacional, desacelerou as conversações para a fusão do PSB com o PPS. Mesmo assim, a reunião nacional dos dois partidos, marcada para o dia 20 de junho, para discutir a fusão, até agora não foi cancelada.

Espaços no Estado

No Rio Grande do Sul, uma dificuldade prática vem sendo enfrentada pelo PSB nas conversações com o PPS. Como o PPS, com a fusão, perderia sua estrutura de cargos de bancada na Assembleia Legislativa, estaria em negociação uma compensação, para a cessão de cargos pelos deputados do PSB para a deputada Any Ortiz recompor parte da sua estrutura. A proposta, porém, enfrenta forte reação dos deputados do PSB.

Contrabando de tabaco

Uma questão pouco lembrada, o contrabando de tabaco surgiu nos debates que a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realizou em Canguçu. O contrabando é apenas uma das dificuldades que atingem a cadeia produtiva do tabaco e a comercialização do produto na região de Canguçu e na região Sul, onde estima-se que existam 80 mil famílias vinculadas a essa cadeia produtiva.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Ex-governadora Yeda Crusius critica o “distritão”
Meses, deuses e vaidades
https://www.osul.com.br/um-pacote-para-testar-a-base-aliada/ Um pacote para testar a base aliada 2015-06-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar