Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Um pedaço da Lua foi vendido por mais de 600 mil dólares

Compartilhe esta notícia:

Meteorito lunar descoberto na África em 2017 foi vendido por US$ 612,5 mil durante leilão. (Foto: Reprodução)

Um meteorito lunar encontrado no ano passado no Norte da África foi vendido por mais de 600 mil dólares, anunciou uma casa de leilões dos Estados Unidos na sexta-feira (19).

A oferta vencedora, de 612.500 dólares, foi feita por uma pessoa ligada ao complexo religioso Tam Chuc Pagoda, localizado na província de Há Nam, no Vietnã, e que será o novo lar do meteorito, segundo a casa de leilões RR Auction, de Boston.

A peça será exposta ao público em um dos templos do complexo, um local dedicado à oração e aos estudos de ciências e da natureza, bastante conhecido entre turistas e budistas.

Quebra-cabeça

Apelidado de “Buagaba” ou “quebra-cabeça lunar”, o meteorito é composto de fragmentos que se encaixam como num quebra-cabeça, formando um bloco que pesa cerca de 5,5 quilos. A crosta de fusão parcial visível em um dos lados do meteorito foi causada pelo calor gerado quando ele cruzou a atmosfera terrestre.

Impacto

O fragmento se desprendeu da superfície da Lua num passado distante – provavelmente devido ao impacto de outro meteorito – e então viajou 384 mil quilômetros rumo à Terra, sobrevivendo à descida. Ele foi descoberto numa área deserta remota na Mauritânia.

O valor alcançado no leilão superou as expectativas da RR Auction, que havia previsto uma venda por 500 mil dólares. Segundo a casa de leilões, trata-se do maior quebra-cabeça lunar já encontrado e um dos mais significantes fragmentos da Lua a ser colocado à venda.

Diferente

Outra coisa que o torna diferente da maioria dos meteoritos é que ele é “não-pareado”. Às vezes, diferentes partes do mesmo meteorito são descobertas em momentos diferentes, e esses exemplos são conhecidos como “pareados”. Um meteorito “não-pareado” é mais cobiçado pelos colecionadores e, às vezes, mais valioso para a ciência.

“Esta é a única maneira de um colecionador particular colocar as mãos em um pedaço da Lua, porque as rochas trazidas pelos astronautas são propriedade do governo dos EUA”, disse Robert Livingston, vice-presidente executivo da RR.

A maioria dos meteoritos lunares encontrados é do tamanho de uma noz ou de uma bola de golfe, disse Geoff Notkin, CEO da Aerolite Meteorites, que vendeu a pedra.

“Assim que vimos isso, sabíamos que era extraordinariamente incomum”, disse.

É “um dos meteoritos mais importantes disponíveis para aquisição em qualquer lugar do mundo”, e um dos maiores pedaços da Lua já colocados à venda, diz a RR Auction.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Uma auditoria revelou festas milionárias da Organização das Nações Unidas no Haiti
Trabalhar em coworkings pode acelerar a carreira
https://www.osul.com.br/um-pedaco-da-lua-foi-vendido-por-mais-de-600-mil-dolares/ Um pedaço da Lua foi vendido por mais de 600 mil dólares 2018-10-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar