Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um pica-pau furou uma caixa de fibra ótica e deixou uma cidade do interior do Acre quase 5 horas sem internet e telefonia

Compartilhe esta notícia:

Pássaro pequeno causou grande transtorno. (Foto: Reprodução)

Um fato inusitado deixou a segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, cerca de 5 horas sem internet e telefonia na terça-feira (19). A Oi confirmou que a interrupção foi causada pela ação de um pica-pau, que perfurou com o bico uma caixa que protege os fios de fibra ótica.

Equipes das empresas de telefonia, também da Oi, foram acionadas imediatamente e os serviços foram restabelecidos ainda na terça.

A nota da Oi informa que houve interrupção parcial dos serviços de telefonia móvel e internet ocorrida no dia 19, em Cruzeiro do Sul, por volta das 14h30m (horário local), causada pela ação de uma ave, que perfurou com o bico uma caixa que protege os fios de fibra ótica. “Equipe da Oi foi imediatamente acionada e os serviços foram normalizados às 16h20m do mesmo dia”, finaliza o texto.

Estudo mostra velocidade de internet

A velocidade da internet 4G no Brasil estagnou nos últimos seis meses. Nenhuma operadora de telecomunicações conseguiu tornar a conexão mais rápida, de acordo com um estudo feito pela OpenSignal, criadora do velocímetro de mesmo nome. Claro, Oi, TIM e Vivo ficaram mais lentas na troca de dados de quarta geração. O levantamento considera quase 6,5 bilhões de testes realizados por usuários entre março e maio deste ano.

Apesar do fraco desempenho geral, a Claro aparece como operadora mais veloz do mercado brasileiro. A operadora de origem mexicana alcançou velocidade média de download de 28,18 Mb/s (Mega) no 4G e de 4,57 Mb/s no serviço de terceira geração. O envio de arquivos também é mais rápido na rede 4G da Claro, com velocidade de 9,28 Mb/s.

Em ambos os testes, a Oi aparece na lanterna, com as conexões mais lentas. A empresa não aproveita as vantagens únicas da frequência de 700 MHz para ampliar com certa facilidade a disponibilidade de 4G. Os 700 MHz não significam apenas acessos melhores, mas também mais cobertura de quarta geração. A operadora é a única entre as grandes do País sem nenhuma iniciativa nesta frequência, anteriormente ocupada pelo sinal analógico de TV.

O relatório da OpenSignal indica os vencedores em uma série de categorias. A Claro sai na frente na maioria delas: velocidade do download no 4G; velocidade do download no 3G; velocidade média geral; velocidade do upload no 4G; e latência no 4G.

A Nextel é campeã de latência no 3G e a TIM ganha na disponibilidade de rede 4G, conforme a organização antecipou em maio. A companhia de origem italiana sai na frente com cobertura 4G em 74,4% dos testes contra 67,3% da Vivo, a segunda colocada.

O estudo também detalha a situação de regiões metropolitanas. A Claro também leva a melhor quando o assunto é download via 4G em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro (nesta última, a operadora ultrapassou a Vivo, apontada como a melhor opção no levantamento concluído em novembro de 2017).

As capitais começaram a receber o sinal em 700 MHz nos últimos meses, o que significa que em breve a frequência pode trazer um impacto maior tanto nas medições regionais quanto nas nacionais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Confira sete perguntas sobre o futuro da aposentadoria
Maconha para uso recreativo será legal a partir de 17 de outubro no Canadá
https://www.osul.com.br/um-pica-pau-furou-uma-caixa-de-fibra-otica-e-deixou-uma-cidade-do-interior-do-acre-quase-5-horas-sem-internet-e-telefonia/ Um pica-pau furou uma caixa de fibra ótica e deixou uma cidade do interior do Acre quase 5 horas sem internet e telefonia 2018-06-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar