Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Uma em cada cinco crianças nascidas no Brasil é filha de mãe adolescente

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Banco de Dados)

Aos 17 anos, Sandra Maria da Silva, 40, dava à luz seu primeiro menino. Hoje, sua filha Teresa Raquel repete sua trajetória e, também aos 17, acaba de ter uma menina. A história de Sandra e Teresa não é rara em um País onde um a cada cinco bebês nascidos por ano é filho de mãe adolescente – 431 mil em 2016, de acordo com um levantamento preliminar do Datasus.

E essa proporção custa a cair. Nos últimos dez anos, a taxa de nascidos vivos filhos de jovens menores de 20 anos no Brasil se manteve em patamar elevado – de 21,1% do total, em 2007, para 21,2%, em 2016. As regiões Norte e Nordeste têm os maiores índices: quase um terço de gestações precoces.

Especialistas apontam um ciclo: quanto mais periférica e vulnerável a população, mais mães jovens, condição que agrava a pobreza e gera mais gestações antecipadas. A evasão escolar entre elas é alta, e a inserção no mercado de trabalho é baixa. Estudo do Ipea apontou que 76% das brasileiras de 10 a 17 anos que têm filhos não estudam e 58% não estudam nem trabalham. (Folhapress)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Perto de completar três anos, Lava Jato já revelou 4 bilhões de reais em propinas
Michelzinho e Marcela Temer passeiam de lancha na Bahia
https://www.osul.com.br/uma-em-cada-cinco-criancas-nascidas-no-brasil-e-filha-de-mae-adolescente/ Uma em cada cinco crianças nascidas no Brasil é filha de mãe adolescente 2017-02-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar