Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Uma estrela semelhante ao sol pode abrigar dois planetas habitáveis

Compartilhe esta notícia:

Ilustração mostra um sistema planetário fora do Sistema Solar. (Foto: Reprodução)

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu quatro planetas, com dimensões similares à da Terra, orbitando uma estrela parecida com o Sol, sendo que duas estão na chamada zona habitável, com possibilidade de água líquida na superfície. Com cerca de 78% da massa do nosso Sol e 5,8 bilhões de anos, tau Ceti está localizada a 12 anos-luz, sendo visível a olho nu.

A descoberta foi liderada por Fabo Feng, da Universidade de Hertfordshire, e foi aceita para publicação na revista “Astronomical Journal”. Até então, outros estudos já identificaram planetas na “vizinhança” do Sistema Solar, mas todos orbitando anãs vermelhas, consideradas frias em relação a outras estrelas. É isso o que torna a descoberta mais relevante.

As estrelas parecidas com o Sol são as mais prováveis para a descoberta de planetas habitáveis, como a Terra. Diferente das anãs vermelhas Proxima Centauri e Trappist-1, tau Ceti é muito similar ao Sol em tamanho e luminosidade, e ambas as estrelas abrigam sistemas planetários, incluindo planetas rochosos.

Usando uma técnica de velocidade radial, que mede as variações gravitacionais na estrela, os pesquisadores estimaram que os planetas têm órbitas de 20 dias (tauCeti g), 43 dias (tauCeti h), 160 dias (tau Ceti e) e 600 dias (tau Ceti f). Os dois primeiros têm massa de aproximadamente 1,7 Terras, e os últimos, de 3,9 Terras, classificados como super-Terras.

Dois dos quatro planetas são candidatos a mundos habitáveis, por estarem na distância considerada ideal da estrela para possuírem água em estado líquido. Contudo, a presença de um cinturão de asteroides circundando tau Ceti reduz as possibilidades de vida, por causa do intenso bombardeamento por asteroides e cometas.

“Não importa como olhamos para a estrela, parece haver ao menos quatro planetas rochosas a orbitando”, afirmou Mikko Tuomi, coautor do estudo. “Estamos lentamento aprendendo a diferenciar as ondulações causadas por planetas e pela atividade da superfície estelar. Foi isso que nos permitiu identificar a existência dos dois planetas externos, potencialmente habitáveis, no sistema”, completou ele.

Marte

Enquanto se esgota a capacidade de regeneração da Terra, cientistas cada vez mais discutem a possibilidade de se encontrar um novo lar para a humanidade. Mesmo a uma distância média de 220 milhões de quilômetros, com temperaturas de até 140 graus negativos em um imenso deserto, Marte é candidatíssimo à terraformação, a transformação de um astro com a nossa atual moradia. O astrofísico Alberto Alves, da Univap (Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, avalia as possibilidades e os riscos de um dia morarmos no Planeta Vermelho.

— A terraformação é uma proposta que os cientistas estão fazendo para tentar tornar Marte um planeta habitável. Para que tenha, ao menos, as condições mínimas necessárias à vida humana. É o princípio que eles estão utilizando para colonização de Marte — observa o astrofísico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

PARA LIMPAR A ÁREA
“Sofri demais”, diz Celso Portiolli sobre ter Silvio Santos como patrão
https://www.osul.com.br/uma-estrela-semelhante-ao-sol-pode-abrigar-dois-planetas-habitaveis/ Uma estrela semelhante ao sol pode abrigar dois planetas habitáveis 2017-08-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar