Últimas Notícias > CAD1 > Furto a loja em Novo Hamburgo termina com prisão e acidente

Estátuas das fachadas de prédios históricos de Porto Alegre são tema de uma exposição de aquarelas

Pinturas podem ser conferidas até o dia 29 na Câmara de Vereadores. (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

Até o dia 29 de março, os trabalhos de 17 artistas-alunos do grupo Aquarelarte estão em destaque no espaço cultural da Câmara de Vereadores. A exposição, intitulada “Estatuárias Fachadistas de Porto Alegre”, abrange aquarelas sobre papel que retratam estátuas de prédios do patrimônio histórico em diversos pontos da Capital.

Segundo a artista plástica Elisabeth Gatti, do atelier Laky Gatti, a ideia é chamar a atenção para um patrimônio de grande beleza e que se encontra em nossa cidade. De acordo com ela, a pressa do dia-a-dia faz com que as pessoas não reparem no espólio artístico do município: “Várias edificações apresentam obras de arte em suas fachadas, com requintes de elaboração e criatividade”.

Dentre os locais retratados estão cinco fachadas do Centro Histórico: a da antiga Confeitaria Rocco (construída em 1913 na rua Riachuelo), a do antigo Cine Avenida (de 1912, na rua General Câmara), a do Palácio Piratini (1913, na Praça da Matriz), a do Edifício Tuyuty (1925, na rua Caldas Júnior) e a do Banco Santander (1926, na rua Siqueira Campos).

Também são temas das aquarelas as fachadas do Observatório da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), construído em 1928 na avenida Osvaldo Aranha, bem como a da antiga Cervejaria Bopp (atual Shopping Total), construída de 1911 a 1914 na avenida Cristóvão Colombo.

Autores

Integram o conjunto de artistas da mostra: Alice Hansen, Bea Amaro, Bira Mros, Carla Hunsche, Doris Victorino, Elaine Veit, Elisabete Zelmanowicz, Gina Luce, Ilse Gebler, Letícia Costi, Marise Souza, Marga Paradeda, Mauren Gomes, Margaret Aerts, Nara Jobim de Azevedo, Regina Veríssimo e Vilna Opitz.

Com entrada gratuita, a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira no período de 8h30min às 18h. A Câmara de Vereadores se localiza na Avenida Loureiro da Silva nº 255. Mais informações pelo fone (51) 3220-4318 (departamento de Memorial).

(Marcello Campos)

Deixe seu comentário: