Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Uma menina de 10 anos estuprada na Índia tem o aborto negado na Suprema Corte

Compartilhe esta notícia:

Protestos contra a cultura do estupro na Índia. (Foto: AFP)

A Suprema Corte da Índia negou, nesta sexta-feira (28), o pedido de aborto para uma menina de 10 anos que engravidou após ser estuprada repetidas vezes pelo tio. A interrupção da gestação foi negada porque a gravidez está “avançada demais”. Os médicos que examinaram a menina a pedido da corte avaliaram que um aborto na 32° semana seria arriscado demais para a vítima.

A gravidez da menina foi descoberta apenas na 26ª semana depois que ela reclamou de dores no estômago e os pais a levaram ao hospital. Eles pediram pelo aborto, mas dependiam de decisão judicial porque as leis da Índia permitem a interrupção da gravidez apenas até a 20ª semana de gestação, a não ser que os médicos constatem que a vida da mãe está em risco.

Os juízes da Suprema Corte alegaram que o aborto “não seria bom para menina”, sem divulgar os detalhes da avaliação médica pedida por eles na última segunda-feira. Os magistrados pediram que o Instituto de Pós-graduação em Educação Médica e Pesquisa do hospital da cidade de Chandigarh, no norte do país, administrado pelo governo, garanta que cuidados médicos adequados sejam fornecidos para a menina. Outro tribunal já havia negado o pedido de interrupção da gravidez anteriormente por motivos semelhantes.

A nova avaliação médica foi solicitada após o advogado da família entrar com uma petição pública dizendo que médicos que já haviam examinado a vítima afirmaram que os ossos pélvicos dela ainda não estavam totalmente desenvolvidos para que ela realizasse o parto. Por causa da idade da menina, ela e o bebê correriam sérios riscos.

“Especialistas médicos afirmaram categoricamente que se a menina de 10 anos for forçada a dar á luz, tanto por parto normal como por cesariana, isso pode ser fatal para a vítima de estupro assim como para a criança”, dizia a petição.

A menina vem de uma família extremamente pobre. O pai é empregado pelo governo e a mão é empregada doméstica. A menina alegou que foi estuprada várias vezes nos últimos sete meses pelo tio, que foi preso.

Homem estupra menina no Paquistão, e irmã dele é violentada como punição

Um conselho tribal da cidade de Multan, no Paquistão, decidiu punir um homem que estuprou uma menina de 12 anos de idade decretando que a irmã dele, de 16 anos, deveria também ser estuprada. O crime foi cometido como forma de “vingar” o primeiro abuso sexual. A polícia paquistanesa prendeu 25 membros desse conselho.

“É uma desgraça para a humanidade. Os acusados não poderão escapar de punição”, afirmou na quinta-feira (27), em uma coletiva de imprensa, Shehbaz Sharif, o chefe de governo da província de Punjab, no leste do país.

Segundo informações da agência Reuters, 29 pessoas estão envolvidas no crime, mas só 25 estão sob custódia.

“Todos os anciãos que fazem parte do conselho e que ordenaram o estupro foram detidos”, destacou Ahsan Younus, chefe da polícia de Multan.

Os fatos ocorreram no mês de julho, quando um conselho tribal decidiu que os familiares da vítima poderiam abusar sexualmente da irmã de um dos estupradores.

O caso veio à tona quando ambas as famílias registraram queixas relatando os crimes. Após examinarem as denúncias, as autoridades perceberam o papel do conselho tribal na “vingança”.

De acordo com um relato publicado pela rede “CNN”, a família da segunda adolescente estuprada foi ameaçada de morte pelos homens do conselho tribal, por ter sido contra a determinação do grupo. As duas jovens que foram estupradas e suas mães foram enviadas para centros de proteção à mulher. (AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Uma revista britânica colocou Pelé atrás de Maradona e Messi na história do futebol
Cientistas acreditam ter encontrado a primeira lua de fora do Sistema Solar
https://www.osul.com.br/uma-menina-de-10-anos-estuprada-na-india-tem-o-aborto-negado/ Uma menina de 10 anos estuprada na Índia tem o aborto negado na Suprema Corte 2017-07-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar