Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Uma operação da Polícia Civil realizou prisões e atacou braço financeiro de grupo relacionado a lavagem de dinheiro, jogos de azar e prostituição

Compartilhe esta notícia:

Clientes de casas de jogos acabam contribuindo para lavagem. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil realizou nesta segunda-feira à tarde uma grande operação destinada a combater os crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa praticados por um grupo que atuava há anos explorando jogos de azar e casa de prostituição, além de episódio que envolve receptação de carga roubada.

A ação foi realizada por meio da Divisão de Inteligência Policial e Análise Criminal, do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), e da Delegacia de Polícia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro, do GIE (Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos).

De acordo com a polícia, os valores obtidos com os diversos delitos praticados pelo grupo eram revertidos em bens móveis e imóveis, adquiridos em nome de terceiros, familiares ou não, cooptados a participar do vantajoso esquema criminoso.

Para maquiar a entrada de valores advindos de delitos, o líder da organização utilizava empresas constituídas em nome de seu pai e irmão, bem como de uma “laranja”, também participante do esquema. Os clientes da casa de jogos, localizada em prédio anexo a uma das empresas físicas, tinham a opção de utilizar as máquinas de cartões de débito/crédito deste estabelecimento comercial, contribuindo para a confusão patrimonial caracterizadora da lavagem de dinheiro.

Foram cumpridas três prisões preventivas, do líder desta organização, da sua principal auxiliar e de uma “laranja”, que além de trabalhar na casa de jogos abriu uma empresa de fachada em seu nome para que o primeiro pudesse movimentar valores espúrios.

Além disso, treze veículos, alguns de luxo, que somam o montante de R$ 681.439 foram sequestrados, treze imóveis que totalizam R$ 9,3 milhões foram bloqueados, e todos os estabelecimentos utilizados para a prática de crimes precedentes e a ocultação de valores ilícitos foram lacrados por determinação judicial.

Durante as investigações a polícia identificou que no final de 2016 foi aberta uma empresa em nome do pai do líder da organização, que teria como finalidade administrar os imóveis comerciais que haviam sido adquiridos pelo grupo com o dinheiro sujo.

As contas bancárias de todos os investigados e das empresas identificadas foram bloqueadas e o montante será ainda apurado.

De acordo com a polícia, o combate à lavagem de dinheiro, diretriz da atuação gestão da Polícia Civil, é a principal ferramenta no desmantelamento de organizações criminosas, já que possui o condão de descapitalizar o grupo criminoso, tornando dificultosas futuras infrações penais.

Os delegados Gustavo Rocha e Filipe Bringhenti, responsáveis pela condução da investigação, ressaltaram a importância das ações de polícia judiciária voltadas ao braço financeiro das organizações criminosas, como forma de descapitalizá-las.

O trabalho integrado dos departamentos da Polícia Civil, especialmente para investigações relacionadas ao crime organizado, foi destacado pelos delegados que dirigem os dois departamentos, Deic e GIE, Rodrigo Bozzetto e Cristiano de Castro Reschke.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Mais de 120 cidades gaúchas suspenderam o desfile da Revolução Farroupilha
Mesmo com chuva, o acampamento farroupilha bateu recorde de público em Porto Alegre no domingo
https://www.osul.com.br/uma-operacao-da-policia-civil-realizou-prisoes-e-atacou-braco-financeiro-de-grupo-relacionado-lavagem-de-dinheiro-jogos-de-azar-e-prostituicao/ Uma operação da Polícia Civil realizou prisões e atacou braço financeiro de grupo relacionado a lavagem de dinheiro, jogos de azar e prostituição 2017-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar