Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019

Porto Alegre
Porto Alegre
28°
Fair

Capa – Destaques Operação da Polícia Civil recupera oito computadores desviados do Tribunal de Justiça

Equipamentos eram anunciados em um site de vendas. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Na manhã dessa quinta-feira, a Polícia Civil recuperou em Sapucaia do Sul oito computadores que haviam sido desviados do TJ (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul. A operação foi realizada após os investigadores descobrirem que produto era oferecido no site de vendas “Mercado Livre”.

Um homem responsável pelo anúncio foi detido em sua casa e o lote apreendido. Em depoimento, ele alegou ter adquirido os equipamentos de informática de um terceira indivíduo, apresentando inclusive um recibo de compra.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, entretanto, foram encontrados outros itens furtados do TJ-RS, incluindo 35 plaquetas de tombamento identificação. Conforme o delegado André Lobo Anicet, coordenador das atividades, as investigações prosseguem para determinar a real dimensão do esquema criminoso.

A operação foi realizada por agentes da DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos), ligada ao Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

Aves silvestres

Já em Canoas, a Dema (Delegacia do Meio Ambiente), um dos braços do Deic, apreendeu 16 aves silvestres durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão nos bairros Estância Velha e Parque Universitário. A ação faz parte da Operação Voo Livre, que tem por objetivo coibir esse tipo de crime ambiental.

Os animais incluem três tucanos, um papagaio, 12 caturritas e três espécies exóticas, não informadas. “Além de manter os tucanos ilegalmente em cativeiro, o proprietário anunciava as aves para venda em redes sociais “, acrescentou a delegada Marina Goltz.

Após assinar um TC (termo circunstanciado), os envolvidos responderão pelo crime previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. Se condenados, poderão cumprir pena de prisão por um período de seis meses a um ano.

No caso do proprietário dos tucanos, ele também responderá pelo crime de maus-tratos contra animais, devido à situação em que eram mantidos – eles animais serão encaminhados para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), unidade do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Veículos recuperados

Em Porto Alegre, a Central de Volantes da Policia Civil recuperou em Porto Alegre um Ford Ka, cor preta, que havia sido roubado em Alvorada no dia 18 de fevereiro. O carro foi localizado à noite, na avenida Bernardino Silveira Amorim nº 3.704, bairro Rubem Berta (Zona Norte). Não houve prisões.

Horas antes, um caminhão roubado em Capão da Canoa foi encontrado no município de Venâncio Aires. Segundo a delegada Sabrina Deffente, após o registro da ocorrência os policiais utilizaram modernas técnicas de investigação e contaram com o apoio da Brigada Militar para chegar ao veículo, que estava na parte de trás de um galpão. Um homem foi preso em flagrante.

(Marcello Campos)

Todas de Capa – Destaques

Compartilhe esta notícia:

A Justiça bloqueou os bens de ex-donos da fábrica de fogões Continental
Prefeitura e governo do Estado descartaram a hipótese de surto de meningite em São Leopoldo
Deixe seu comentário
Pode te interessar