Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Uma pesquisa indica que 59% dos britânicos votariam hoje contra a saída do país da União Europeia

Compartilhe esta notícia:

No dia 23 de junho de 2016, 17,4 milhões de eleitores, ou 51,9% dos votos, escolheram deixar a União Europeia. (Foto: Reprodução)

Se uma nova votação fosse realizada hoje, 59% dos eleitores britânicos votariam para permanecer na UE (União Europeia), contra 41% que escolheriam o Brexit, indicou pesquisa de opinião publicada nesta quarta-feira (5), no maior apoio à permanência na UE registrado em levantamento do tipo desde o referendo de 2016. As informações são da agência de notícias Reuters.

No dia 23 de junho de 2016, 17,4 milhões de eleitores, ou 51,9% dos votos, escolheram deixar a União Europeia, enquanto 16,1 milhões de pessoas, ou 48,1% dos votos, disseram querer permanecer no bloco.

Agora, segundo a pesquisa desta quarta-feira, 59% dos eleitores votariam para permanecer no bloco, contra 41% que votariam para deixar a UE. O levantamento foi publicado em um relatório acadêmico pelas organizações de pesquisa NatCen e The UK in a Changing Europe.

Esse é o maior apoio para permanecer na União Europeia registrado em uma série de cinco pesquisas do tipo realizadas desde o referendo de 2016.

Estratégia

A estratégia da primeira-ministra britânica, Theresa May, para a desfiliação do país da União Europeia será um desastre para o Reino Unido, disse seu ex-secretário de Relações Exteriores, Boris Johnson, e críticos internos e autoridades de Bruxelas intensificaram sua oposição ao chamado Brexit.

Faltando menos de dois meses para um prazo almejado por Londres e a UE para acertarem um acordo para acabar com mais de 40 anos de união, May está tendo dificuldade para convencer seu próprio partido e um país dividido do que classifica como um Brexit pró-mercado.

A possibilidade de ela não ser capaz de fechar um acordo que conquiste o Parlamento e de o Reino Unido sair do bloco em março sem um pacto vem preocupando os mercados financeiros.

A libra esterlina recuou mais de 0,7% diante do euro na segunda-feira, a maior perda diária em mais de três meses, e na paridade com o dólar ela recuou para 1,2859.

O ex-vice de May Damian Green disse que o governo está “percorrendo um caminho estreito com pessoas atirando pedras dos dois lados” desde que Johnson, sucessor potencial de May, e outros parlamentares conservadores atacaram o chamado plano de Chequers.

“Ao adotar as propostas de Chequers, entramos em batalha com a bandeira branca tremulando sobre nosso tanque principal. Se continuarmos nessa base, jogaremos fora a maioria das vantagens do Brexit”, escreveu Johnson no jornal Daily Telegraph na segunda-feira.

O plano, batizado com o nome da residência de campo da premiê, onde foi acordado pelo gabinete em julho, pede o livre comércio de bens manufaturados e agrícolas entre Reino Unido e a UE, ao mesmo tempo em que Londres aceitaria regulamentações sobre bens comercializados alinhados às regras do bloco.

O governo diz que é a única maneira de concretizar o Brexit sem prejudicar a economia, mas adversários dos dois lados do debate sobre a separação o criticaram por propor ou uma ruptura muito brusca com a UE ou uma desfiliação não definitiva.

Johnson, um dos defensores mais destacados do Brexit durante o referendo de 2016 que determinou a separação britânica, deixou o gabinete de May dias após o plano de Chequers ser aprovado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O ministro Luiz Fux diz que o Tribunal Superior Eleitoral usou “artifício” para excluir delações do julgamento da chapa Dilma-Temer
O Supremo não vai adotar providências sobre a suposta espionagem contra o ministro Edson Fachin
https://www.osul.com.br/uma-pesquisa-indica-que-59-dos-britanicos-votariam-hoje-contra-a-saida-do-pais-da-uniao-europeia/ Uma pesquisa indica que 59% dos britânicos votariam hoje contra a saída do país da União Europeia 2018-09-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar