Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Uma pessoa morre a cada 26 horas vítima de acidente de trabalho ou de doenças ocupacionais no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Levantamento foi apresentado no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. (Foto: Divulgação)

Dados registrados pelos serviços de saúde do Rio Grande do Sul, abrangendo hospitais, postos e clínicas da rede pública e privada, indicam que uma pessoa morre a cada 26 horas no Estado, vítima de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. O levantamento foi apresentado à imprensa nesta quinta-feira (27), na sede do TRT4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região), em Porto Alegre. A divulgação ocorreu na véspera do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, celebrado nesta sexta-feira (28).

As informações são do CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde).

Em 2016, os estabelecimentos notificaram 44.145 atendimentos relacionados ao trabalho, sendo 95% casos de acidentes e 5% de doenças laborais. Do total de ocorrências, 331 resultaram em morte da vítima, chegando-se à média de um óbito a cada 26 horas. O quadro se agravou em relação a 2015 e 2014, quando foram notificadas 309 e 293 mortes, respectivamente. O número pode ser maior: conforme o CEVS, ainda há situações em que os profissionais de saúde atendem as vítimas e acabam não registrando a notificação que aponta o trabalho como causa.

Entre as vítimas de acidentes, 67% foram homens e 33%, mulheres. Já os pacientes acometidos por doenças do trabalho foram 57% do sexo feminino e 43%, do masculino. Cerca de 57% dos registros envolveram pessoas de 20 a 39 anos de idade.
De acordo com o relatório, os casos aconteceram principalmente nas zonas urbanas (78%). Outros 13% ocorreram em áreas rurais e em 8% das notificações a região não foi informada. Os setores com maior número de ocorrências são, na ordem: metal-mecânico, agropecuária, saúde, construção civil, comércio, alimentação e serviços. (TRT4)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

“Governamos para 11 milhões de gaúchos e não para uma reeleição”, diz Sartori a empresários
A PUCRS vai preencher 50% das vagas do vestibular pelo Enem
https://www.osul.com.br/uma-pessoa-morre-cada-26-horas-vitima-de-acidente-de-trabalho-ou-de-doencas-ocupacionais-no-rio-grande-sul/ Uma pessoa morre a cada 26 horas vítima de acidente de trabalho ou de doenças ocupacionais no Rio Grande do Sul 2017-04-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar