Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Uma única sessão de exercício físico pode proteger o coração por até cinco dias, revelou estudo

Compartilhe esta notícia:

Atividade física é capaz de aumentar a função imunológica, reduzir a inflamação e melhorar a saúde mental. (Foto: Freepik)

Quanto tempo de exercício é preciso fazer para começar a colher os benefícios para a saúde? Um novo estudo publicado no periódico da Associação Médica Americana aponta que uma única sessão de atividade física gera efeitos imediatos, protegendo o coração.

A equipe liderada por Dick Thijssen, professor de Fisiologia Cardiovascular e Exercícios da Universidade Liverpool John Moores, no Reino Unido, analisou uma série de pesquisas com roedores. Ataques cardíacos foram induzidos nos animais, bloqueando uma artéria do coração. Depois, analisou-se a gravidade do infarto, ou seja, quanto tecido do órgão foi afetado.

Foram comparadas cobaias que haviam acabado de se exercitar com outras que nunca praticavam atividade física. “Todos os estudos apontaram que uma única sessão de exercício levou a um ataque cardíaco menos grave, e esse efeito perdura por dias”, escreveu Thijssen em um artigo para o site The Conversation.

A explicação dos cientistas é que fazer atividade física libera uma substância que reduz a gravidade do infarto. O especialista explica que, “por razões óbvias”, esses experimentos não podem ser realizados em humanos. Logo, estudos para confirmar esse benefício em pessoas exigiriam outros métodos.

Em um dos estudos, amostras de sangue foram coletadas em humanos após um período de descanso e depois de fazer exercício. As amostras foram introduzidas na corrente sanguínea de coelhos vivos. Depois, uma artéria no coração dos animais foi bloqueada, imitando um ataque cardíaco.

O grupo de coelhos que recebeu o sangue humano coletado após o exercício teve infartos menos graves do que aqueles que receberam a amostra obtida após o período de descanso. Assim como no teste com os roedores, isso indicaria que uma sessão de atividade física reduziria a gravidade do infarto.

“Esses benefícios ocorrem mesmo na ausência de mudanças em outros fatores de risco cardiovascular, como a pressão sanguínea, colesterol e o peso”, disse Thijssen. “Os efeitos duram por quatro a cinco dias.” A maioria dos estudos submeteu suas cobaias a sessões de exercício de intensidade moderada a alta por cerca de uma hora.

Os pesquisadores dizem não saber se outros tipos de atividade física, com duração diversa, trariam diferentes graus de benefícios, algo que Thijssen recomenda que seja analisado em novos estudos.

Mal de Parkinson

A Universidade Northwestern, nos EUA, desenvolveu uma investigação sobre a relação entre a prática de exercício físico regular e a evolução da doença do Mal de Parkinson. O estudo contou com a participação de 128 pessoas entre os 40 e os 80 anos com Parkinson, mas que ainda não tomavam medicação para a doença. Os participantes foram divididos em três grupos conforme o tipo de atividade que teriam de desenvolver: exercício de alta intensidade, de intensidade moderada e um grupo de controlo que não realizou qualquer tipo de exercício.

Os participantes do grupo de exercício de alta intensidade viram os sintomas da doença abrandar em 15% por cerca de seis meses. Para a atividade ser considerada de alta intensidade era necessário que o batimento cardíaco do paciente estivesse entre 80% e 85% de frequência máxima cardíaca. Os participantes que praticaram exercício físico moderado ou nenhum exercício não apresentaram efeitos positivos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Terror em Paris adia estreia de filme e altera programação de TV na França
França divulga foto de um dos homens-bomba que atacou o país
https://www.osul.com.br/uma-unica-sessao-de-exercicio-fisico-pode-proteger-o-coracao-por-ate-cinco-dias-revela-estudo/ Uma única sessão de exercício físico pode proteger o coração por até cinco dias, revelou estudo 2017-12-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar