Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia União Europeia prevê crescimento maior apesar de incertezas políticas com a saída do Reino Unido do bloco econômico

Compartilhe esta notícia:

Editoria de Arte/O Sul

A Comissão Europeia elevou as previsões de crescimento da zona do euro para 2017 e 2018, apesar de destacar a “alta incerteza” vinculada à nova administração americana de Donald Trump e ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit.

A expansão nos 19 países com a moeda única será de 1,6% em 2017 e de 1,8% em 2018, de acordo com o Executivo comunitário, que nas previsões de novembro indicou altas de 1,5% e de 1,7%, respectivamente. O crescimento para 2016 permanece inalterado, em 1,7%. “O crescimento continua, mesmo com as incertezas que o colocam à prova”, resumiu o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici.

Donald Trump representa uma das incertezas da Comissão, pois precisa esclarecer sua política em áreas “chaves”. Moscovici afirmou, no entanto, que foram levados em consideração vários indícios, como sua posição protecionista a respeito do comércio internacional, algo que pode afetar o acordo em vias de negociação com a UE (TTIP).

Bruxelas também aponta outros fatores de inquietação como as eleições importantes previstas em 2017 na Holanda (março), França (abril, maio e junho) e Alemanha (setembro), países nos quais movimentos de ultradireita e antieuropeus avançam nas pesquisas.

O Brexit permanece como um fator de incerteza para a Comissão, já que Londres pretende notificar oficialmente nas próximas semanas o desejo de abandonar o bloco, o que deve iniciar até dois anos de negociações complicadas.

Entre os principais países da Eurozona, a Alemanha registrá um leve aumento de 1,6% em 2017 e de 1,8% em 2018, enquanto as previsões para França (1,4% e 1,7%, respectivamente) e Espanha (2,3% e 2,1%) permanecem inalteradas. Portugal registra um avanço nas expectativas, de 0,9% a 1,3% em 2016, de 1,2% a 1,6% em 2017 e de 1,4% a 1,5% no próximo ano.

A respeito do Reino Unido, a Comissão elevou a previsão de crescimento em 0,5%, a 1,5%, para 2017, mas deixou inalterada em 1,2% a projeção de 2018, quando UE e Londres devem estar em plenas negociações do Brexit.

No conjunto, o crescimento dos 28 países de UE deve atingir 1,9% em 2016 e 1,8% em 2017, resultado que seria repetido em 2018. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia deram início a um encontro e prometem melhorar relações além de questões internacionais
Jornal recorre de decisão da Justiça e considera censura “inaceitável”
https://www.osul.com.br/uniao-europeia-preve-crescimento-maior-apesar-de-incertezas-politicas-com-a-saida-do-reino-unido-do-bloco-economico/ União Europeia prevê crescimento maior apesar de incertezas políticas com a saída do Reino Unido do bloco econômico 2017-02-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar