Últimas Notícias > Capa – Destaques > O fim de semana será de calor com possibilidade de temporais no Rio Grande do Sul

Unidades de saúde de Porto Alegre promovem ações de combate à Aids

Nesta segunda-feira (10), o atendimento será na Unidade de Saúde Nova Brasília. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

Motivada pelo Dezembro Vermelho, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) desenvolve ações e oferece testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C sem agendamento, em diferentes unidades de saúde da cidade, que serão identificadas por um grande laço itinerante, símbolo da campanha de luta contra a Aids.

Nesta segunda-feira (10), o atendimento será realizado na Unidade de Saúde Nova Brasília (rua Vieira da Silva, 1016, bairro Sarandi), das 8h às 16h. Com isso, a ideia é divulgar estratégias de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, como proteção nas relações sexuais, com o uso da camisinha, testagens regulares e início do tratamento o mais cedo possível em casos reagentes.

Na sexta-feira (07), os exames foram feitos na US Timbaúva (rua Sebastião do Nascimento, 1050). Os atendimentos começaram na última segunda, 3, realizados nas unidades de saúde Campo Novo, Vila Ipiranga, US Modelo e Nossa Senhora Medianeira (veja outras datas ao final da matéria).

Durante os atendimentos, são distribuídos preservativos com instruções de como devem ser usados. “O preservativo ainda é o método mais eficaz para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”, diz a coordenadora da área de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids da SMS, Marina Dias.

Luta contra a Aids

A importância da prevenção, detecção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, com testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, foram destaque em ação que ocorreu no último sábado, 1º, ao lado da Usina do Gasômetro, na Orla Moacyr Scliar. Motivada pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído há 30 anos pela assembleia-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial de Saúde), a ação ocorreu das 11h às 18h, com a realização de 416 exames em 104 pessoas.

Agenda

10/12 – Nova Brasília, região Norte-Eixo Baltazar
11/12 – US Belém novo, região Restinga
12/12 – US Panorama e Lomba do Pinheiro, região Partenon-Lomba do Pinheiro

Deixe seu comentário: