Últimas Notícias > Notícias > Brasil > O embate entre setores do Ministério Público e do Supremo alcançou um novo patamar após a revelação de que o presidente da Corte solicitou dados de relatórios feitos pelo Coaf e pela Receita Federal

Universidades federais do Rio Grande do Sul têm cerca de 200 bolsas de pesquisa suspensas pela Capes

Concurso tem 26.614 candidatos que disputam 3.980 vagas. Provas ocorrem nos dias 23 e 24 de novembro e 30 de novembro e 1º de dezembro. (Foto: Divulgação)

Cortes de bolsas de pesquisa e bloqueio de 30% na verba destinada a universidades e institutos causam preocupação em instituições de ensino do Rio Grande do Sul. Segundo informações preliminares, 218 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado foram suspensas. Na terça-feira (30) da semana passada, a declaração sobre a redução de 30% dos recursos previstos no orçamento anual para o Ensino Superior foi dada pelo Ministério da Educação (MEC). Já na última quarta-feira (8), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) comunicou o congelamento de bolsas.

Segundo informações dadas pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Correia, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (9), os programas de pós-graduação melhores avaliados do país, com notas 6 e 7, não serão atingidos pelo bloqueio de bolsas promovido pelo Ministério da Educação.