Últimas Notícias > Notícias > Brasil > Brasil chega em Porto Alegre para quartas de final da Copa América

Incêndio em Paris: presidente da França afirma que irão “reconstruir a Catedral de Notre-Dame”

Fogo na igreja de Notre Dame é relatado em redes sociais (Foto: François Guillot/AFP/Globo)

Nesta segunda-feira (15), a catedral de Notre-Dame, em Paris, foi atingida por um incêndio. O ponto turístico é conhecido principalmente por ser uma das construções mais antigas da cidade, rodeado pelas águas do Rio Sena. O fogo ainda não foi controlado, mas os bombeiros afirmam que conseguiram salvar a estrutura da destruição total. O presidente da França, Emmanuel Macron, fez um pronunciamento oficial afirmando que irão “reconstruir a Catedral de Notre-Dame”, contando com a contribuição de grandes talentos que o país possui, pois “é isso que os franceses esperam”.

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, também comentou o ocorrido. Por meio do Twitter, ele manifestou “profundo pesar pelo terrível incêndio que assola um dos maiores símbolos da cultura e da espiritualidade cristã e ocidental”. Bolsonaro ainda acrescentou que “nossas orações estão com o povo francês.

 

 

O porta-voz da catedral, Andre Finot, não foi nada otimista ao comentar sobre as chamas que tomam a estrutura: “não deve sobrar nada”. A construção da edificação foi iniciada no século 13 e teve adições no século 19. Os bombeiros já trabalham há mais de quatro horas no local e também não conseguem garantir que controlarão as chamas a ponto de salvar o prédio. Segundo a publicação “Le Figaro”, eles consideram o caso um “incêndio difícil”, que parece ter ido para o andaime instalado no telhado.

Os primeiros relatos do ocorrido foram feitos em redes sociais, onde há imagens e vídeos que mostram a dimensão do incêndio. Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre a causa das chamas. Conforme o comando geral da Brigada de Incêndio de Paris, um profissional ficou gravemente ferido combatendo o fogo. Não há notícias de outras vítimas. A especulação é que o incêndio esteja relacionado com uma obra que vinha sendo feita no telhado da igreja. A emissora France 2 disse que a polícia está tratando o caso como um acidente.

 

*Matéria em atualização

Deixe seu comentário: