Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Vai para o Rio? Confira atrações para aproveitar durante os Jogos Olímpicos

Compartilhe esta notícia:

Cidade viu seu cotidiano se transformar no centro das atenções do mundo todo. (Foto: Reprodução)

O Rio de Janeiro não continua sendo (o mesmo), dirá, porventura, quem cruzou ou cruzará suas ruas e avenidas nos próximos meses. Há motivos para a discordância poética. Desde que foi escolhido sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, viu mudar seus contornos, suas formas de locomoção e prioridades geográficas. Viu seu cotidiano se transformar no centro das atenções do mundo todo.

A pouco menos de um mês da chegada da Tocha Olímpica ao Maracanã, palco da cerimônia de abertura (e de encerramento) da maior competição esportiva do mundo, a cidade ainda se esforça para fazer a experiência dos cerca de 1 milhão de turistas aguardados por lá ao longo do ano ir além das disputas em 28 modalidades.

Foram muitas transformações – que devem seguir até os Jogos e, provavelmente depois deles. Recentemente, por exemplo, a cidade-sede declarou calamidade pública para ter acesso mais rápido a recursos federais. A justificativa é honrar compromissos assumidos com o Comitê Olímpico Internacional. Independentemente de questões políticas, o Rio seguirá atraindo os turistas. Confira abaixo atrações para aproveitar a cidade durante o evento.

Zona Norte.
Distante do centro e pouco vista pelo poder público durante anos, a região nunca teve, com exceção do Maracanã, pontos turísticos de fama midiática. Talvez seja essa a hora e a vez de assumir que, para se conhecer realmente a essência do carioca – e duas das grandes paixões brasileiras (o futebol e a música) –, nada melhor do que ir até ela.

Zona Sul.
É o pedaço do Rio mais conhecido. O das fotos turísticas, da natureza misturada à vida urbana. A Zona Sul é onde se concentram as atrações que há muito tempo encantam estrangeiros, atraem brasileiros e enchem de orgulho os cariocas. As ondas mais famosas estão lá, na espuma do mar e no calçadão de Copacabana e de Ipanema. É um permanente convite ao contato com a natureza, como em passeios pelo Arpoador, Jardim Botânico, Pão de Açúcar e Lagoa.

Glória, Lapa e Santa Teresa.
Seria impossível não falar da região mais boêmia que reúne clássicos como os Arcos, o Bondinho, a Rua do Lavradio. O interessante é andar por suas vias, becos e ladeiras, sobretudo à noite. Cada uma de suas esquinas parece sempre oferecer uma opção de bar “pé sujo” ou sofisticado, uma loja de antiguidades ou uma casa de shows descolada dentro de casarios antigos.

Centro e Zona Portuária.
De todas as obras projetadas para que o Rio recebesse o evento, a revitalização da Zona Portuária foi a mais ambiciosa. A derrubada do Elevado da Perimetral abriu caminho para uma transformação que incluiu a criação de relevantes museus, um boulevard e o surgimento de formas alternativas de mobilidade urbana. A região central – lugar de cultura e história – mostra um Rio além de estereótipos, que poderiam fazer o visitante supor que a cidade se limita a praia e natureza.

Barra da Tijuca.
O local, sede do Parque Olímpico, ganhou a sua melhor chance de mostrar a que veio, já que de natureza e de arte ele parece entender tanto quanto entende de compras e baladas caras. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Detento é encontrado morto no presídio de Passo Fundo
Apreendidos mais de 90 quilos de maconha em Lajeado
https://www.osul.com.br/vai-para-o-rio-confira-atracoes-para-aproveitar-durante-os-jogos-olimpicos/ Vai para o Rio? Confira atrações para aproveitar durante os Jogos Olímpicos 2016-07-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar