Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Vai virar freguês

Compartilhe esta notícia:

Enfim, Lula, você tem que reconhecer que é (ou era?) um homem de sorte. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Lula, indiscutivelmente, é um cara de sorte : (a não ser quando tem a “infelicidade” de encontrar no seu caminho o modelar Juiz Moro; é a virtuosa exceção que confirma a regra).

Apesar de tantas evidências, suspeitas e pistas; apesar de tudo (falo do “inesquecível MENSALÃO) ter sido gerado (vamos respeitar direitos autorais) na sala ao lado. Que saudade, Luiz Inácio, você tem do criativo vizinho, ZÉ DIRCEU, que está pagando caro pelo que vocês fizeram; apesar de o regime ser presidencialista (tipo absolutista) e quem tinha (e tem) a caneta é o Presidente, dono do poder de nomear e demitir; apesar de você ter sido autor, a cada 24 anos, de sofrível e poderosa narrativa de subliteratice, que é o Diário Oficial; apesar de, bem no início das investigações, você, Lula, era um faceiro e noviço Presidente, visitando Paris na primavera e numa entrevista despretensiosa, tropeçou na sua pretensão de divino e deixou vazar que sabia do caixa 2 e de otras ”cositas mas”; apesar de logo ter crise de amnésia seletiva e voltar a ser um desmemoriado parcial planejado; apesar de tudo isso você, Lula, com estranha valentia, cercado de apaniguados pede que indiquem um só ato de corrupção que você tenha praticado. Que cara de pau! UM SÓ vai ser difícil. O juiz Moro (só ai é que houve abandono de sua sorte, levando-o a dar com os burros n´água) escreveu SESSENTA PÁGINAS com detalhados casos de corrupção praticados por você (afinal das contas para quem queria um só, Moro lavou a égua). Você, Lula, deve pensar, lendo essa interminável sentença, que esse Moro é um sujeito chato. E o pior pra você é que ele tem razão.

Além do mais (no íntimo, é o que deixa o Lula nervoso) auto-sugestionando-se ao crer que Moro o condenou, “só por que você é um mentiroso”. O juiz teria esquecido que você é um ancião e merecia tratamento melhor. Podia até ter um abatimento, já que vai virar freguês. Quem sabe um generoso perdãozinho nessa dureza dos nove anos e meio. Ca pra nós, você, bem baixinho, conversando com seus botões deve ter dito: “eu sei que fiz das minhas e não foram poucas nem pequenas”.

Enfim, Lula, você tem que reconhecer que é (ou era?) um homem de sorte. Só que, aí, apareceu o tal do Juiz Moro – que tem mania de fazer cumprir a lei – e estragou seus planos de viver um sedutor, cômodo – onde se viu cadeia cômoda? – e rico futuro.

Você, Lula – é o que dizem – viveu a personagem de uma das fábulas de Esopo: “miava como gato; tinha rabo de gato; seduzia como gato; tinha paixão por carne como gato; sempre encontrava carne nas suas andanças – as pessoas eram generosas com ele – inclusive para alimentar os gatinhos (que ficaram crescidos e também passaram – aprenderam com o pai – a trazer carne para casa.

Até que um dia, um cachorro – sentinela de uma casa – correu com o gato que não voltou mais.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Pauta única
Tributos e sonegação em alta
https://www.osul.com.br/vai-virar-fregues/ Vai virar freguês 2017-07-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar