Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Vaticano terá primeiro julgamento de bispo acusado de pedofilia

Compartilhe esta notícia:

Wesolowski começa a ser julgado em 11 de julho. (Foto: Luis Gomez/Reuters)

O primeiro julgamento no Vaticano de um clérigo acusado de pedofilia começará no dia 11 de julho, anunciou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, nesta segunda-feira (15). “O presidente do tribunal de Estado do Vaticano acusou o ex-núncio apostólico da República Dominicana Jozef Wesolowski. A primeira audiência acontecerá em 11 de julho”, declarou Lombardi.

Wesolowski é ex-arcebispo polonês e diplomata papal que foi destituído do sacerdócio no ano passado após denúncias de pagar crianças para realizar atos sexuais. Os crimes pelos quais o ex-embaixador foi acusado supostamente foram cometidos durante sua estadia em Roma (Itália), entre agosto de 2013 e 22 de setembro de 2014, quando foi detido, assim como durante o período em que atuou como núncio na República Dominicana, entre 24 de janeiro de 2008 e 21 de agosto de 2013.

“No primeiro caso se trata da posse de material pedófilo, um crime que o papa Francisco incluiu em 2013 na legislação vaticana. No segundo caso, são abusos de menores com base em uma acusação apresentada pelas autoridades judiciais de Santo Domingo”, explica o Vaticano. O religioso é acusado de ter mantido relações com menores de idade em um bairro de Santo Domingo, capital dominicana.

Renúncia de bispos

O Vaticano também anunciou que o papa aceitou a renúncia de dois bispos norte-americanos acusados de proteção a padres pedófilos. O arcebispo de Saint Paul e Minneapolis, monsenhor John Clayton Nienstedt, e seu adjunto, monsenhor Lee Anthony Piche, renunciaram depois que sua diocese foi acusada pelas autoridades dos Estados Unidos de não ter protegido menores de idade em relação a um padre que foi preso por abusos sexuais. O Vaticano não revelou mais detalhes, mas a punição havia sido solicitada por associações de vítimas nos Estados Unidos. (AFP)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Em caravana, Lula diz que o governo Temer “destruiu a construção civil”
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 50 milhões no sábado
https://www.osul.com.br/vaticano-tera-primeiro-julgamento-de-bispo-acusado-de-pedofilia/ Vaticano terá primeiro julgamento de bispo acusado de pedofilia 2015-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar