Últimas Notícias > Notas Brasil > PF apreende fuzis em aeroporto no Rio

Veja 10 ideias para aproveitar o feriadão sem sair da sua casa: não encontrou gasolina? A viagem virou uma furada? Veja sugestões para aproveitar o lar

Atividades ao ar livre com as crianças ou pets estão entre as opções. (Foto: Reprodução)

Mesmo estando voltando à normalidade a gasolina não está sobrando e as geladeiras não estão cheias, nem mesmo a dos restaurantes. Com o feriadão à vista, é a oportunidade para realizar atividades em casa ou perto dela. Pode ser com livros, filmes, comida, crianças, cachorros e plantas.

Coloque a leitura em dia

“O Complexo de Portnoy” (Companhia das Letras), de Philip Roth, foi o primeiro livro a deixar o escritor famoso, romance já estabelece as linhas mestras de sua obra: o humor, a sexualidade e os personagens masculinos angustiados. Num monólogo hilário, Alexander Portnoy, um personagem obcecado pela masturbação, conta suas angústias a um terapeuta.

Inédita no Brasil até o lançamento de “Karen” (Todavia), Ana Teresa Pereira, ganhadora do prêmio Oceanos, é dona de uma escrita incomum na literatura portuguesa contemporânea. Com ar de romance de mistério, ela conta a história de uma mulher que acorda em uma casa desconhecida, sendo chamada por estranhos de um nome que não é o seu.

“Um Jogo Bastante Perigoso” (ed. Moinhos), de Adília Lopes é o primeiro livro da autora, de 1985, e mostra a imaginação particular, o senso de humor e a poesia próxima do cotidiano da escritora, uma das grandes poetas portuguesas em atividade, infelizmente pouco conhecida no Brasil.

Cuide das plantas 

Use uma misturinha de borra de café, cascas de ovos (secas, aproveite o sol), casca de banana seca e semente de abóbora para turbinar suas plantinhas. Triture tudo no liquidificador ou corte em pedaços bem pequenos e misture com a terra: bastam duas colheres de sopa para vasos de 20 cm de diâmetro. Repita a cada dois meses. Faça uma poda de limpeza, cortando galhos e folhas indesejadas. O melhor momento é o fim da tarde.

Filmes, séries e músicas

Explore filmes, músicas e séries via YouTube – ou Netflix. Confira algumas dicas para assistir na plataforma.

“Um Contratempo” (106 minutos, 14 anos): acusado de assassinar a amante, um empresário conversa com uma advogada especializada em preparar depoimentos para o tribunal. E a verdade surpreendente acaba vindo à tona, neste eficiente “thriller” espanhol.

“Fauda” (2 temporadas, 16 anos): ex-militar israelense volta a caçar um líder do Hamas, que ele achava ter matado. A segunda temporada desta elogiada série de suspense político tem 12 episódios.

“Mob Psycho” (1 temporada, 12 anos): adolescente comum descobre que tem poderes psíquicos, e passa a ser perseguido por uma misteriosa organização. Série japonesa baseada em um “webmangá” de grande sucesso, mas com atores de carne e osso.

Exercite-se

Não tem desculpa: quinta é dia de suar. Em um feriado com carros ainda sedentos por combustíveis, eis a ocasião perfeita para correr, caminhar ou pedar. Fundamental é sair de casa, e sem veículos automotores. E não requer prática nem habilidade, apenas prudência. Não tente compensar num dia o que não foi feito no ano inteiro. E, claro, com uma garrafinha d’água

Ritual de beleza 

Dê um pulinho na perfumaria e faça um spa em casa sem gastar muito. Para potencializar a maciez do cabelo, vale colocar uma touca plástica, fazer máscaras faciais para remover cravos do nariz, hidratar e iluminar a pele. Complete o cenário com um chazinho, roupão, velas aromáticas e os pezinhos para cima

Games

Playstation 4: experimente o novo God of War, com gráficos acima da média e história envolvente (mesmo para quem não jogou os anteriores). Para Xbox One: exclusividade da Microsoft, o Sea of Thieves tem temática pirata e requer muita exploração. Ambos podem ser comprados em mídia física ou na loja acessível pela dashboard do console.

Cozinhe com o que tem 

Rita Lobo, já lançou livro com ideias para variar o cardápio usando o que costumamos ter em casa (e outros ingredientes mais). “O que tem na geladeira?” reúne mais de 200 opções em 30 capítulos.

Curta o tempo com seu pet 

Nada melhor do que a companhia do bichinho de estimação. E, para ele, uma simples brincadeira com bolinha já é motivo de alegria. Para gastar energia, vale também uma caminhada, mesmo que seja uma voltinha até a pracinha do bairro. Um filminho no sofá, com o cãozinho bem pertinho, é outra boa pedida.

Fique com os pequenos

Tenha um dia tranquilo com as crianças. Faça uma caminhada até o parque ou praça do bairro, combinada com os pais dos amigos deles ou uma maratona de filmes da franquia Star Wars, chegando até “Han Solo”, que acaba de estrear nos cinemas.

Organize o armário 

Aproveite para organizar o armário, tirando as roupas de inverno do fundo do baú. Ao guardar no guarda-roupa, cheque se elas estão bem secas, para evitar mofo. Não dobre as peças de couro. Proteja casacos e peças delicadas com capas (um dos lados deve ser de tecido, já que o plástico impede a circulação do ar). Suéteres finos devem ficar em gavetas. Já casacos e jaquetas vão em cabides grossos.

Deixe seu comentário: