Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Veja dez dicas de etiqueta profissional para não errar mais

Compartilhe esta notícia:

Use a linguagem corporal a seu favor: mantenha a postura ereta ao ficar de pé: ombros para trás e cabeça erguida demonstram confiança (foto: reprodução)

O mercado de trabalho altamente competitivo exige cada vez mais de um profissional, tanto em aspectos técnicos como atitudes corretas. Pesquisas revelam que a maioria das empresas demitem profissionais com excelente formação acadêmica por motivo de má conduta.

Habilidade comportamental de um profissional pode determinar não só a sua permanência na empresa, mas até garantir uma promoção. E seguir algumas regras de etiqueta profissional auxilia no convívio com os colegas, superiores, subordinados e clientes. São cuidados com a postura, o vestuário, o comportamento e a comunicação que devem ser tomados por todos dentro de uma empresa.

Confira dez excelentes dicas de etiqueta profissional para começar a colocar em prática desde já.

1 – Pontualidade
Seja pontual em seus compromissos e respeite os horários. Organize-se para chegar sempre cedo no trabalho e em reuniões. Esteja atento aos prazos de entrega de trabalhos e relatórios e cumpra-os à risca.

2 – Apresentação pessoal
Mantenha uma boa imagem pessoal. A primeira leitura que alguém fará de você será baseada em sua aparência: suas roupas; cabelo e higiene pessoal. Cuidar desses aspectos mostra respeito e comprometimento com a empresa. Vista-se de forma discreta, evite modismos, decotes reveladores e excesso de acessórios.

3 – Postura
Use a linguagem corporal a seu favor. Com postura e movimentos corretos você pode influenciar positivamente as pessoas ao seu redor. Mantenha a postura ereta ao ficar de pé: ombros para trás e cabeça erguida demonstram confiança. Ao conversar com as pessoas, mantenha sempre contato visual. Quando estiver sentado, procure manter a coluna ereta.

4 – Tom de voz
Controle o tom e o volume de sua voz. Procure manter um tom de voz neutro, controlando suas emoções para não demonstrar sentimentos negativos como agressividade, deboche e irritabilidade. Cuidado com as risadas também, gargalhadas altas são inadequadas.

5 – Bom humor sem exageros
Todos desejam trabalhar em um ambiente com atmosfera agradável, alegre e descontraído, mas há limite para o humor: evite piadas e brincadeiras. Expresse seu bom humor sendo simpático, sorrindo e fazendo comentários leves e agradáveis.

6 – Seja educado
Sempre peça licença ao entrar em um ambiente, mesmo que a porta esteja aberta. Cumprimente todas as pessoas que estão ali. Bastam um sorriso e um “bom dia” ou “boa tarde”. Ao entrar na sala ou escritório de alguém, espere receber um convite para depois sentar.

7 – Caixa postal em dia
Procure acessar com frequência o e-mail corporativo e enviar respostas rápidas de forma clara e objetiva. Quem envia um e-mail espera por uma resposta.

8 – Respeite o intervalo
Não coma em sua mesa de trabalho ou fique conversando com colegas que estão trabalhando. O intervalo de trabalho é o momento em que você pode resolver questões pessoais, dar telefonemas e conversar sobre amenidades com seus colegas.

9 – Fique longe das fofocas
Embora as pessoas geralmente passem mais tempo no trabalho do que em casa, isso não dá o direito de serem invasivas. Evite fazer perguntas pessoais aos seus colegas. Evite expor sua vida privada e não participe de fofocas.

10 – Imagem profissional
Não fale mal da empresa em que trabalha. Além de antiético, falar mal da empresa onde se trabalha pode denegrir sua imagem profissional.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Museu descobre detalhe escondido por mais de 100 anos em obra
O verde da maconha em breve pode ganhar tons amarelos, reproduzindo as cores do Brasil
https://www.osul.com.br/veja-dez-dicas-de-etiqueta-profissional-para-nao-errar-mais/ Veja dez dicas de etiqueta profissional para não errar mais 2017-01-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar