Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Você viu? Veja dicas para comemorar o fim de ano sem passar fome e não se arrepender depois

Compartilhe esta notícia:

Final de ano é sinônimo de dietas indo por água abaixo. (Reprodução)

Rabanada, peito de peru defumado, farofa carregada no bacon. Final de ano é sinônimo de mesa “gorda” e dietas indo por água abaixo. Mas, acredite, alguns pequenos cuidados podem ajudar a manter a forma e a saúde em dia. As dicas dos especialistas são simples e muita gente já ouviu falar. Todavia, na hora de pôr em prática, seja sedentário, seja atleta, muitos escorregam e cedem às tentações.

A nutricionista Patricia Schwengber, que tem um trabalho dedicado à área materno-infantil e é especialista em obesidade e emagrecimento, levanta a taça para os que escolhem ceiar antes da meia-noite. “O ideal é seguir o horário do jantar. Dormir com o estômago cheio dificulta a digestão”, explica.

Endocrinologista, Diana Sá lembra que, para manter o corpinho, é importante não beliscar a noite inteira. “Assim você perde a noção de quanto está ingerindo. Deixe para fazer um prato saudável no jantar e comece com uma salada”, orienta.

Médicos explicam que o tabagismo combinado ao consumo excessivo de álcool e de comidas hipercalóricas e cheias de sódio são um fator complicador. A mistura causa, horas depois, picos hipertensivos, que podem levar a um AVC, enfarte ou a uma arritmia cardíaca. Portanto, é bom confraternizar sem excessos à mesa.

Dança e brincadeira
Nutricionistas recomendam mudar o foco dos pratos servidos para as pessoas que estão ao redor. É melhor conversar, dançar e participar de brincadeiras, por exemplo.

O preparador físico João Paulo Costa frisa que é importante manter o ritmo de atividades físicas antes das festas. Para quem é sedentário, ele afirma que ainda há tempo de dar o primeiro passo. “Não tem como fazer mágica, mas é possível balancear o exercício físico e o que se ingere de alimentos. Para isso, é importante respeitar os limites de cada pessoa e encontrar um meio prazeroso de entrar em forma”, explica o profissional.

VEJA AS DICAS

  •  Longe da mesa: Converse, dance e aproveite sua festa tirando o foco da comida. Substitua os doces por sorvete de frutas ou as frutas desidratadas, como tâmara, ameixa e damasco. Uva passa e grão de bico estão liberados.
  • Recuse a bandeja: Não exagere nas quantidades e não coma tudo que for servido durante as festas. Aceite apenas o que mais gosta. Prefira pratos grelhados, ao invés de alimentos com molho, maionese e frituras.
  • Menos álcool: Se, mesmo assim, comer muito, tente não ingerir bebida alcoólica. No lugar dos refrigerantes, opte por beber água aromatizada, água pura ou sucos naturais. A opção ajuda a baixar o açúcar no sangue.
  • Bastante água: Hidrate-se durante o dia de festas. Isso prepara o organismo para o ritmo noturno, facilitando a boa aceitação dos alimentos em horário fora do habitual. Assim, é possível aproveitar melhor os bons momentos.
  • Exercícios físicos: Para quem já pratica exercícios, dois dias de calorias não interferem no ganho de peso. Já os sedentários devem começar logo uma atividade, nem que seja caminhada de 20 minutos. Os resultados são rápidos para os iniciantes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Claudia Raia completa 50 anos nesta sexta-feira: ela diz que tem trauma cada vez que faz aniversário
Governo da Índia multa empresas aéreas por jogar fezes de passageiros durante os voos
https://www.osul.com.br/veja-dicas-para-comemorar-o-fim-de-ano-sem-passar-fome-e-nao-se-arrepender-depois/ Veja dicas para comemorar o fim de ano sem passar fome e não se arrepender depois 2016-12-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar