Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Veja o que você ainda pode fazer para abater o Imposto de Renda de 2018

Compartilhe esta notícia:

. (Foto: Receita Federal)

O contribuinte que pretende usar aplicações em previdência complementar ou doações para obter benefícios tributários na declaração do IR (Imposto de Renda) de 2018 -referente a 2017- deve ficar atento ao calendário.

Para aproveitar ao máximo o benefício, é preciso contratar o plano ou doar recursos neste ano, mesmo que o prazo para entregar a declaração vá de março a abril de 2018.

Com uma previdência PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é possível abater até 12% da renda tributável, desde que a pessoa contribua também ao INSS. O PGBL é indicado para quem faz a declaração completa do IR, que permite deduzir mais despesas, como saúde e educação.

“O planejamento deve ser feito agora. Se deixar para abril, não vai poder correr atrás do aporte, caso necessário”, afirma o planejador financeiro Bruno Souza. “E não pode ser na última semana de dezembro, porque há um tempo operacional entre contratar o plano e contribuir.”

O ideal é que o investimento em PGBL seja mensal, mas é possível fazer depósito único. Usar outros ativos para garantir o desconto não é recomendado. “Muitos estão na renda fixa e sacam agora para aportar no PGBL, mas, quando você retira o investimento, paga imposto.”

Raul Morgner, gerente da corretora BR Insurance, lembra que o imposto devido com o abatimento será descontado no resgate do plano. “Previdência não é isenção.” Mas o atraso pode ser vantajoso. “O que não foi pago de imposto agora pode ser investido para o futuro”, afirma Souza.

A doação a um dos sete programas listados pela Receita também pode ser abatida do imposto devido de quem faz declaração completa. Em geral, se o recurso é doado no ano-base, a dedução é de 6%. No próprio exercício, cai para 3%.

“Hoje, esse processo é burocrático. O contribuinte precisa fazer depósito identificado e guardar o recibo até a declaração. Nem 8% acabam usando o incentivo”, diz Paula Fabiani, do Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).

Criptomoedas

Criptomoedas são ativos digitais. Da mesma forma que alguém troca ouro, selos ou tulipas, é possível trocar códigos.

Estes são criados em um processo chamado “mineração”, no qual computadores resolvem quebra-cabeças para encontrar novas “moedas”. Existe um número finito de soluções para esses problemas. Assim, a criptomoeda tem escassez, o que agrega valor para quem quer comprar.

Abaixo, há alguns exemplos de criptomoedas e das propostas por trás da criação de cada uma delas. Todas são investimentos de alto risco, já que o preço pode cair 100% a qualquer momento.

É importante lembrar que, quanto menos “moedas” de um tipo específico estão em circulação, sejam bitcoins ou outros tipos (“altcoins”), maior o risco de uma transação grande afetar o mercado, abalando o preço daquele ativo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Supremo Tribunal Federal ainda não proferiu nenhuma sentença em processo criminal da Operação Lava-Jato que tenha réu com foro privilegiado
O Supremo rejeitou denúncias de corrupção contra três deputados e um senador na Operação Lava-Jato
https://www.osul.com.br/veja-o-que-voce-ainda-pode-fazer-para-abater-o-imposto-de-renda-de-2018/ Veja o que você ainda pode fazer para abater o Imposto de Renda de 2018 2017-12-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar