Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Veja a repercussão do rebaixamento da nota de crédito do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Stardard & Poor's poderá rever nota do Brasil. (Foto: Reprodução)

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s reduziu na quinta-feira (11) a nota de crédito da dívida soberana do Brasil para “BB-“, ante “BB”. Ao mesmo tempo, a S&P elevou a perspectiva do rating brasileiro para “estável”, ante “negativa”.

Veja a seguir comentários sobre o rebaixamento da classificação de crédito do Brasil.

Alberto Ramos, diretor de pesquisas para a América Latina, Goldman Sachs: “(O rebaixamento é um) desdobramento negativo, mas era esperado, particularmente depois que a reforma da Previdência foi adiada. Não é notícia nova para o mercado.” “O que precisamos após a eleição (para o Brasil retomar o grau de investimento) é continuidade de políticas, assim como governabilidade. Temos bons formuladores de políticas no momento, mas eles não conseguiram implementar a maior parte da consolidação fiscal.”

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados: “Vamos ver (se rebaixamento dará força à reforma da Previdência). A tentativa do governo de transferir a responsabilidade para o Parlamento não ajuda e não é correto. Precisamos unir esforços.” “O Brasil precisa de muitas reformas e, de fato, a previdenciária é a mais importante. O governo enfraqueceu muito após as denúncias.”

José Francisco Gonçalves, economista-chefe, Banco Fator: “Não é uma surpresa. O que tem para acompanhar é se isso (rebaixamento) vai funcionar como um incentivo para aprovar a Previdência ou se será um ‘agora deixa pra lá’. Acho que não é um incentivo.” “A S&P deve ter tido a percepção de que de sexta-feira para cá piorou (a cena política). O tema do PTB é importante.” “O mercado deve azedar um pouco no curto prazo, ainda tem gente que se emociona com esses rebaixamentos. Mas o grande efeito mesmo ocorre quando um país perde o grau de investimento.”

Carlos Marun, ministro da Secretaria de Governo: “Muitos reclamam da minha dancinha, mas a verdade é que muitos brasileiros insistem em dançar de olhos vendados na beira do precipício… Recusar a Reforma é brincar com a tragédia.”

Moreira Franco, ministro da Secretaria-geral da Presidência: “Isto já estava no horizonte como uma possibilidade, em virtude do processo de votação da Previdência. Creio ser um alerta sobre as consequências econômicas e sociais que a não aprovação da Previdência trará.”

Roberto Troster, consultor e ex-economista-chefe da Febraban: “Essa decisão da S&P era mais ou menos esperada, porque houve uma piora nas contas públicas. Mas acho improvável que isso tenha um impacto muito grande nos mercados agora.”

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Seguro DPVAT não terá reajuste para 2016
A ação de petistas contra o apresentador Luciano Huck não vai dar em nada, disse advogado
https://www.osul.com.br/veja-repercussao-do-rebaixamento-da-nota-de-credito-do-brasil/ Veja a repercussão do rebaixamento da nota de crédito do Brasil 2018-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar