Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Vendas do comércio brasileiro avançam pelo terceiro mês seguido

Compartilhe esta notícia:

Dados foram divulgados pelo IBGE. (Foto: Banco de Dados)

As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 1,2% em junho frente ao mês anterior (com ajuste sazonal), informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (15). Já a receita do setor avançou 0,8% na série livre de ajuste sazonal.

O IBGE revisou os dados do varejo de maio. Em vez da queda de 0,1%, as vendas avançaram 0,2 no mês. Com esse resultado, o setor acumula três meses seguidos de alta, interrompendo nove meses seguidos de queda, destacou a gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Isabella Nunes.

“É o crescimento mais consistente desde o final de 2014”, afirmou Isabella ao comentar os três resultados positivos consecutivos no setor varejista. Frente a junho do ano anterior, o setor teve expansão de 3,0% em junho. Foi o terceiro resultado positivo nesta base de comparação e mais intenso que em maio (2,6%) e abril (1,7%).

Segundo Isabella, diversos fatores influenciaram o resultado de junho. “O primeiro é a base de comparação muito baixa. Além disso, temos que considerar a demanda represada. O próprio movimento das lojas de oferecerem promoções e mix de produtos com preços mais baixos beneficiou as vendas”, disse. A pesquisadora enfatizou ainda que a queda na taxa básica de juros (a Selic, que está em 9,25% ao ano) beneficiou as vendas de bens duráveis.

Primeiro semestre tem contração

Nos seis primeiros meses de 2017, o varejo teve contração de 0,1% para o volume de vendas, ficando próximo à estabilidade frente a igual semestre de 2016. Já nos últimos 12 meses, há recuo de 3%, diminuindo o ritmo de queda, iniciada em outubro de 2016 (-6,8%).

Por outro lado, a receita nominal de vendas do comércio varejista, em junho de 2017, registrou para essas mesmas comparações, respectivamente: 2,4% frente a junho de 2016, 1,9% no acumulado no ano e 3,2% no acumulado nos últimos 12 meses.

Varejo ampliado

As vendas do comércio ampliado, que incluem além do varejo as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, expandiram 2,5% em junho, enquanto a receita nominal cresceu 2,2% frente a maio, na série com ajuste sazonal.

Em relação a junho de 2016, o avanço no volume de vendas do varejo ampliado foi de 4,4% para o volume e 3,5% para receita de vendas. No acumulado do ano, o volume de vendas registrou variação positiva de 0,3%, enquanto o indicador para os últimos doze meses (-4,1%) permaneceu mostrando redução no ritmo de queda, iniciada em julho de 2016 (-10,4%).

Estados

Regionalmente, em junho, 24 das 27 unidades da Federação apresentaram aumento no volume de vendas na comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Os destaques positivos, em termos de magnitude de taxa, foram: Roraima (4,9%), Tocantins (3,3%) e Alagoas (2,4%). Por outro lado, Paraíba, com variação de -2,4%, registrou a maior queda no volume de vendas entre os Estados e o DF.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Líder chavista ameaça jornais de EUA e Espanha
PT quer que Justiça use delação premiada em investigação de cartel do metrô
https://www.osul.com.br/vendas-comercio-brasileiro-avancam-pelo-terceiro-mes-seguido/ Vendas do comércio brasileiro avançam pelo terceiro mês seguido 2017-08-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar