Últimas Notícias > Capa – Você viu > Parrilla del Sur apoia ONG pró doação de órgãos VIAVIDA

Venezuelanos são resgatados em condições de exploração em oficina brasileira

Nesta quinta-feira (18), dez trabalhadores venezuelanos foram resgatados por exploração em uma oficina mecânica de ilhéus, na Bahia. A fiscalização da Gerência do Trabalho local identificou nove homens e uma mulher, em um galpão com situação precária, na Rodovia BR-415. Eles não possuíam registro formal empregatício e foram aliciados na Venezuela com uma proposta feita por um casal, conforme a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

A atuação da dupla, um brasileiro e um polonês, caracteriza tráfico internacional de pessoas. Presos em flagrante, os dois responderão pelo crime de redução de trabalhador à condição análoga à de escravo.

A oficina onde os estrangeiros trabalhavam, desde janeiro, realiza manutenção de equipamentos de um parque de diversões. O custo da viagem de vinda ao Brasil havia sido pago pelos contratantes, mas estava sendo descontado dos venezuelanos mensalmente. Os trabalhadores ainda eram cobrados por alimentação, alojamento, televisão e internet. Eles dormiam em camas improvisadas, em local sem ventilação e com banheiro de zinco, sem privacidade e condições sanitárias, segundo a auditora-fiscal do trabalho Lidiane Barros.

O acolhimento dos resgatados foi feito pela secretaria, que está fornecendo hospedagem, alimentação e suporte para emissão de documentos.

Deixe seu comentário: