Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Venezuelanos se preparam para o pior Natal de suas vidas

Compartilhe esta notícia:

Papai Noel visita favela em Caracas. (Crédito: Reprodução)

Milhões de pessoas encontram dificuldades até mesmo para comprar comida em meio à crise na Venezuela. E a combinação de escassez de produtos e cédulas, filas enormes e inflação de três dígitos faz do fim de ano dos venezuelanos um período triste, sem nada para celebrar: com o agravamento da recessão, muitas famílias não conseguem comprar presentes, decorar suas casas e fazer uma ceia de Natal.

A onda de saques, protestos e violência armada aumentaram a sensação de insegurança no país –problema que fez o governo de Nicolás Maduro reforçar o patrulhamento com militares. Uma pesquisa recente da Universidade Católica Andrés Bello, em conjunto com a consultora Ecoanalítica, afirma que 38,5% dos entrevistados acreditam que este Natal será pior que o do ano passado. Mais dramaticamente, 35% consideram que será o pior de suas vidas.

Em Caracas, as decorações iluminadas de Natal, sempre com adornos especiais, desapareceram das ruas neste ano. Lojas estão vazias, fechadas ou com produtos como brinquedos, árvores de Natal e comida festiva a preços fora do alcance.“Pedi ao Papai Noel comida para minha família e uma comunidade limpa”, disse Helen Ramírez, 8 anos, que mora na capital da Venezuela.

Em um discurso recente, Maduro acusou a oposição e o setor empresarial de “tentar arruinar o Natal” através de especulação financeira e do estoque ilegal de produtos. “Não escrevam cartas ao Papai Noel, não vai chegar nenhum brinquedo dele. Na Venezuela, quem vem é o menino Jesus, e em todo caso, São Nicolás. Mas sem barba. San Nicolás de bigode”, disse Maduro, aos risos, falando de si mesmo. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Procurador-geral acusa deputado de arrastar inquérito em que é investigado. Ele só apresentou sua defesa ao Supremo mais de um ano após ser acusado de corrupção
Governo estadual recorrerá STF para garantir repasse proporcional do duodécimo
https://www.osul.com.br/venezuelanos-se-preparam-para-o-pior-natal-de-suas-vidas/ Venezuelanos se preparam para o pior Natal de suas vidas 2016-12-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar