Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Via Sacra do Morro da Cruz marca Sexta-Feira Santa em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Encenação da Paixão de Cristo em Porto Alegre. (foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

A tradicional encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz, no bairro Partenon, há 22 anos dirigida pelo diretor Camilo de Lélis, será realizada nesta Sexta-Feira Santa (25). O evento começa às 14h30min, no Santuário São José do Murialdo.

Desta vez, o tema é Casa Comum, Nossa Responsabilidade, proposto pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil para a Campanha da Fraternidade deste ano. A procissão, de 1,5 quilômetro, parte da rua Vidal de Negreiros, esquina com 1º de Março, segue pela 1º de Março até a rua Santo Alfredo, ali vira à direita seguindo pela Rua Santo Alfredo até o topo do morro.

O espetáculo deste ano inclui cenas com referência ao meio ambiente, entre elas, uma abertura com anjos em pernas-de-pau portando grandes jarros e jogando água benta no público para realçar a importância da água limpa em nossas vidas e uma cena cômica popular com um ator representando o mosquito Aedes aegypti.

Também haverá uma homenagem ao Papa Francisco, interpretado por um ator da Cia. Teatral Face & Carretos e, após a teatralização da vida pública de Jesus, a caminho da procissão rumo à crucificação, na esquina da rua 1º de Março com rua Santo Alfredo, a atriz e cantora negra Denizeli Cardoso representará a padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida como estátua viva, sobre um pedestal.

Outra novidade será a presença do ator performático Márcio Bueno no papel de Judas Iscariotes enquanto o ator e mágico Eduardo Toledo viverá a esposa do diabo, em cena satírica com a presença de bailarinas diabólicas que tentam Jesus no deserto.

Permanecem na produção Aldacir Oliboni como Cristo, Danny Griss como Rei Herodes, Renata de Lélis como Salomé, Jairo Klein como Pôncio Pilatos, o músico Eduardo Nascimento, especialmente convidado para o papel de São Pedro, o ator de teatro e cinema Luis Franke, e Sirmar Antunes como narrador. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, por meio de sua Coordenação de Descentralização, em parceria com o Santuário São José de Murialdo e a Cia. Teatral Face & Carretos, sob a direção-geral de Camilo de Lélis.

Programação:

14h30min: Mensagem da Paixão, no interior da Igreja São José do Murialdo
15h30min: bênção da macela e início da encencação em frente à igreja
16h30min: procissão (subida pela rua Santo Alfredo)
18h, crucificação, ressurreição e final no alto do Morro da Cruz.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Fachin se declara “suspeito” para decidir sobre pedido de Lula sobre posse
Uma agência divulgou a imagem do passaporte brasileiro usado fraudulentamente pelo ditador da Coreia do Norte
https://www.osul.com.br/via-sacra-do-morro-da-cruz-marca-sexta-feira-santa-em-porto-alegre/ Via Sacra do Morro da Cruz marca Sexta-Feira Santa em Porto Alegre 2016-03-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar