Últimas Notícias > Notícias > A “Primavera dos Museus” agita a programação cultural de Porto Alegre nesta semana

Vice-chanceler da Áustria renuncia após escândalos políticos

Heinz-Christian Strache, vice-chanceler da Áustria (Foto: AFP)

O vice-chanceler de extrema direita austríaco, Heinz-Christian Strache, anunciou neste sábado (18) sua renúncia. A decisão se deu depois que um vídeo foi divulgado pela imprensa, no qual o vice-chanceler promete contratos públicos em troca de verbas para campanha eleitoral à suposta sobrinha de um oligarca.

O anúncio foi feito às pressas numa tentativa de diminuir o impacto de escândalo que também ameaça a imagem do governo do chanceler Sebastian Kurz. Strache disse que cometeu erro e não quer que isso seja pretexto para enfraquecer a coalizão formada em 2017. Mas segundo o vice-chanceler, a denúncia foi um ataque político direcionado, e ele afirmou não ter cometido irregularidades.

A filmagem, publicada pela revista “Der Spiegel” e o jornal “Süddeutsche Zeitung”, foi gravada com uma câmera escondida durante uma reunião em uma vila em Ibiza, na Espanha, no verão de 2017, poucos meses antes das eleições legislativas de outubro do mesmo ano. Nas imagens divulgadas, o vice-chanceler e o líder do grupo parlamentar FPÖ, Johann Gudenus, aparecem conversando com uma suposta sobrinha de um oligarca russo, sobre como investir na Áustria e controlar o jornal de maior tiragem do país.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário: