Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Vice-líder da Série B, o Inter terá quase dois meses com apenas um jogo por semana

Compartilhe esta notícia:

O técnico Guto Ferreira (C) atribuiu a melhoria do desempenho à humildade do grupo colorado. (Foto: Ricardo Duarte / Internacional)

A vitória sobre o Guarani de Campinas (SP) por 2 a 0, pela décima-nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, na tarde de sábado, deu ao técnico colorado Guto Ferreira vários motivos para respirar mais aliviado. O mesmo treinador que há duas semanas corria sério risco de demissão – devido à sequência de maus resultados de seu time – viu neste fim-de-semana o Colorado encerrar o primeiro turno da competição em segundo lugar (apenas três pontos de diferença do líder Vila Nova-GO).

Pela primeira vez desde o início da competição, no dia 13 de maio (ainda sob o comando de Antônio Carlos Zago), o time empilhou três triunfos consecutivos – Oeste-SP, Goias-GO, Guarani-SP – e o que é melhor: sem levar gols. Além disso, o “Gordiola” da avenida Padre Cacique (o apelido é um trocadilho entre a sua forma física e o nome do famoso colega espanhol Pepe Guardiola, atualmente no Manchester City da Inglaterra) recebeu os importantes reforços do meia Camilo e do atacante Leandro Damião.

Guto também voltará a ter atendida uma das principais reivindicações que vem fazendo desde que chegou ao estádio Beira-Rio, no final de maio: mais tempo para preparar o elenco, a fim de aprimorar o “encaixe” do grupo. Nesse sentido, agosto e setembro não poderiam ser melhores para os seus planos: até o dia 23 do mês que vem, o calendário do Inter prevê apenas um compromisso por semana, quase sempre aos sábados.

O primeiro será disputado em casa contra o Londrina-PR, no próximo sábado, abrindo o segundo turno da Série B na véspera do Dia dos Pais. Uma semana depois, será a vez de encarar o ABC em Natal (RN). Já a rodada seguinte, na sexta-feira (dia 25), terá como adversário o Paysandu-PA, no Beira-Rio. Há, ainda, a primeira partida das semifinais da Copa Primeira Liga, contra o Atlético-MG, marcada para o dia 30.

Em setembro o esquema se repetirá nos mesmos moldes, sempre aos sábados. O Colorado vai a Caxias do Sul enfrentar o Juventude no dia 9, primeiro fim de semana do mês. O embate seguinte (16) é contra o Figueirense, em Porto Alegre. Depois (23) o compromisso é em Recife (PE), contra o Náutico. O time de Guto Ferreira só volta a jogar às terças-feiras no dia 26, contra o América-MG, na capital gaúcha.

Essa maior folga entre os jogos foi determinada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para reservar as datas de meio de semana a outras competições simultâneas disputadas no período, dentre elas a Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores da América. Também pesou na decisão o agendamento de jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 pela Fifa (a federação internacional do esporte), evento que ocorrerá em 2018. No dia 31 de agosto, o já classificado Brasil enfrenta o Equador na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Avaliação

Na entrevista coletiva que concedeu após a vitória sobre o Guarani, Guto Ferreira atribuiu a boa fase colorada a fatores como “entrega”, “efetividade”, “intensidade” e “humildade” por parte dos seus comandados. “O que eles vêm colhendo é fruto da postura que eles vêm apresentando, de buscar o coletivo primeiro e só depois a individualidade”, enfatizou. “Esse comportamento fortalece o Inter e favorece as vitórias.”

No que se refere à escalação colocada em campo no sábado, o treinador justificou a opção pelo atacante Eduardo Sasha ao lado de D’Alessandro, contrariando expectativas de que o meia argentino teria pela primeira vez a companhia do recém-contratado Camilo: “O Sasha é mais especialista na beirada do campo que o Camilo. Ambos têm grande qualidade e estavam dentro da mesma estratégia. Se manteve a qualidade do jogo. O Sasha acabou fazendo gol e depois o Camilo entrou, no segundo tempo, dando à equipe o que ela precisava para retomar o comando do jogo”.

O comandante colorado também defendeu o atacante Leandro Damião, que teve um desempenho abaixo do esperado, com muita movimentação mas diversas oportunidades de finalização perdidas, algumas delas bem claras. “Só perde gol quem está lá dentro”, argumentou Guto. “Graças ao grande trabalho que apresentou, mesmo sem marcar, ele pode nos ajudar. Esse tipo de comportamento do grupo, diferente de ser A, B ou C, fortalece o grupo. É esse o pensamento para o grupo e que vai conduzir o Inter de volta à Série A.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Juventude e Caxias empatam sem gols no clássico Ca-Ju da Série C
Grêmio não estipula prazo para contratar novo técnico
https://www.osul.com.br/vice-lider-da-serie-b-o-inter-tera-quase-dois-meses-com-apenas-um-jogo-por-semana/ Vice-líder da Série B, o Inter terá quase dois meses com apenas um jogo por semana 2017-08-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar