Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Neymar lamenta vaias e admite que queria voltar ao Barcelona, mas afirma: “é página virada”

Vice-presidente Mourão recebe título de cidadão emérito de Porto Alegre

O vice-presidente da República recebeu o título nesta sexta-feira (14). (O Sul)
por Kyane Sutelo

Nascido em Porto Alegre, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, recebeu uma condecoração especial no fim da tarde desta sexta-feira (14). A partir de agora, ele é cidadão emérito da capital gaúcha.
A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha, da Câmara de Vereadores. A homenagem foi proposta pelo vereador Valter Nagelstein (MDB), que descreveu qual foi sua motivação.

“Esta Casa fica muito honrada de poder distinguir um filho desta cidade, que galgou uma trajetória bonita na sua vida militar e, agora, na vida política e civil do país”, salientou o parlamentar.

O título de cidadão emérito do município é concedido a porto-alegrenses que o legislativo municipal entenda que tenham contribuído ao desenvolvimento da sociedade local.

Durante a cerimônia, Mourão afirmou que não era um dia para falar de política, mas sim, para agradecer e ressaltar a cidade. “Quando chego a Porto Alegre e reconheço os marcos topográficos eu me sinto em casa”, disse o vice-presidente e complementou: “Não existe outro por do sol igual (…) Porto Alegre é demais”.

Autoridades
Diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia, como o governador do estado, Eduardo Leite, e o prefeito da capital, Nelson Marchezan. A vereadora Mônica Leal, presidente da Câmara, e o senador Laser Martins também prestigiaram a homenagem, assim como a esposa de Mourão, a primeiro-tenente da reserva do Exército Brasileiro Paula Mourão.

Eduardo Leite disse que é “uma honra e gratidão de Porto Alegre homenagear um representante em tão alto nível hierárquico da nossa nação”. O governador ainda afirmou que os parlamentares confirmaram o desejo da sociedade: “O que se faz aqui é reconhecer o que a população brasileira já fez nas urnas”.

O prefeito Marchezan frisou a admiração pelo trabalho de Mourão, que, segundo ele representa “o equilíbrio a nível nacional”, a partir de uma Porto Alegre que, conforme o prefeito, é “tão radical, tão Gre-Nal, tão revolução farroupilha”.

A presidente da Casa, vereadora Mônica Leal, divulgou em suas redes sociais uma foto ao lado de seu filho Marcelo, juntamente como vice-presidente da República. nos bastidores da cerimônia, a parlamentar presenteou Mourão com um quadro do poema ‘Velho Borzega’ escrito pelo pai dela, coronel Pedro Américo Leal. Durante seu discurso na tribuna, o general destacou que os pais de ambos tinham uma grande amizade.

Deixe seu comentário: