Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Vices dão dor de cabeça a presidentes, desde Vargas

Compartilhe esta notícia:

Em 1954, o vice-presidente Café Filho tentou convencer o então presidente Getúlio Vargas (foto) a aceitar uma renúncia conjunta. (Foto: Reprodução)

Um vice-presidente nunca é da oposição. Pelo menos oficialmente. No entanto, na recente história brasileira, nem sempre o ocupante do cargo mais próximo da Presidência se comportou da maneira esperada pelo titular. De acusações de conspiração a rompimentos não-oficiais, presidentes do Brasil já foram criticados e até sabotados por seus colegas.

Nos últimos tempos, a presidenta Dilma vive momentos de desconforto diante de posições divergentes do vice-presidente Michel Temer. O próprio Temer, do PMDB, partido mais forte da base parlamentar governista, teve que vir a público para desmentir rumores de que estaria tramando contra a mandatária do governo petista.

Nas últimas décadas, exemplos de atritos não faltam na história. Em uma época em que presidente e vice eram eleitos separadamente, a relação entre Jânio Quadros (eleito por uma coligação que incluía a UDN e o PR) e João Goulart (PTB) começou a definhar no primeiro ano de governo, em 1961.

Em 1954, o segundo governo de Getúlio Vargas atravessava também uma crise política, com diversos setores da sociedade pedindo sua renúncia, principalmente após o atentado ao opositor Carlos Lacerda, na rua Tonelero, no Rio de Janeiro.

No dia 23 de agosto, a imprensa noticiava a tentativa do vice-presidente Café Filho de convencer Vargas a aceitar uma renúncia conjunta, o que foi negado pelo gaúcho. A historiadora Marly Motta, da Fundação Getúlio Vargas, disse, em 2003, que Café Filho participou como coadjuvante da conspiração que culminou no suicídio de Vargas, no dia 24 de agosto, e a posse do seu vice como presidente. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Chuva volta ao RS nesta quarta-feira e no sábado
Dizer que o impeachment vai pacificar o País é erro grosseiro, diz o ministro da Justiça
https://www.osul.com.br/vices-dao-dor-de-cabeca-a-presidentes-desde-vargas/ Vices dão dor de cabeça a presidentes, desde Vargas 2015-12-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar