Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Violino Stradivarius roubado em 1980 é devolvido

Compartilhe esta notícia:

Foto fornecida pelo FBI mostra violino Stradivarius que pertenceu a Roman Totenberg. (Foto: Reprodução)

Em uma tarde do fim de junho em um hotel de Manhattan, em Nova York, uma mulher entregou um dos mais raros instrumentos musicais do mundo para Phillip Injeian, um avaliador e fabricante de violinos. A mulher estava simplesmente esperando saber mais sobre a peça que havia recebido anos antes como presente de seu finado ex-marido, Philip Johnson. Mas Injeian imediatamente reconheceu o instrumento: era um valioso violino Stradivarius que havia sido roubado há 35 anos. “Foi um momento ‘Eureka'”, disse Injeian em entrevista.

Autoridades americanas devolveram o violino à família de seu dono, o famoso violinista polonês Roman Totenberg, morto em 2012 aos 101 anos de idade. O instrumento, conhecido como Ames Stradivarius, foi feito pelo renomado fabricante italiano Antonio Stradivari em 1734. A peça foi roubada em 1980 após Totenberg ter feito uma apresentação em Cambridge, no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Aproximadamente 550 instrumentos Stradivarius, incluindo violinos, violas e violoncelos, ainda existem. Um deles foi vendido pelo recorde de 15,9 milhões de dólares em um leilão em 2011.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Cientistas americanos levaram 32 anos para reunir esqueleto completo de mastodonte
EPTC monta esquema de trânsito e transporte para o Gre-Nal
https://www.osul.com.br/violino-stradivarius-roubado-em-1980-e-devolvido/ Violino Stradivarius roubado em 1980 é devolvido 2015-08-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar