Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Violista da Filarmônica de Berlim se apresenta com a Ospa

Compartilhe esta notícia:

Apresentação acontece no dia 28. (Foto: Ana Eidam)

A Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) recebe convidados internacionais no terceiro concerto da Série Pablo Komlós, realizada na Sala de Concertos da recém-inaugurada Casa da Música da Ospa. No dia 28 de abril, sábado, às 17h, Walter Küssner, violista da Filarmônica de Berlim, se apresenta como solista com a sinfônica, sob a regência do maestro norte-americano Richard Rosenberg. No programa, abertura de George Gershwin, sinfonia de Ludwig van Beethoven e um concerto de Rudolph Arthur Rösel que foi descoberto pelo próprio Küssner. Ingressos à venda por valores entre R$ 30 e 80 em www.ospa.org.br ou no local, no dia do evento, das 14 às 17h. A Casa da Música da Ospa fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro).

O maestro Richard Rosenberg é diretor artístico e regente do Festival Nacional da Música (EUA) e da Orquestra Sinfônica Union. Esta é a primeira vez que ele rege em Porto Alegre. O concerto marca, também, a estreia de Walter Küssner, solista, nos palcos da Capital gaúcha.

Küssner, que tem como hobby pesquisar repertórios de viola esquecidos ou desconhecidos, interpreta o “Concerto para viola” de Rösel (1859-1934). O músico conta como descobriu a obra: “Encontrei um manuscrito com a partitura na Biblioteca da cidade de Weimar, que me pareceu muito interessante. Fiz, então, cópias da partitura escrita à mão, com as partes orquestrais. Agora, eu sou a única pessoa no mundo que tem o material completo”. Além de integrar a Filarmônica da Capital alemã – uma das orquestras mais prestigiadas do mundo –, o violista é professor na Universidade da Música Hanns Eisler de Berlim e professor honorário do Conservatório de Música de Xangai.

O programa da apresentação também contempla a “Abertura Cubana” de Gershwin (1898-1937), cuja elaboração foi motivada pela experiência de férias do compositor norte-americano em Havana. É repleta de citações e apropriações de melodias e ritmos caribenhos. Por fim, para fechar o concerto, a Ospa toca a “Sinfonia nº 3” de Beethoven (1771-1827), muito conhecida como a “Heroica”. A composição, que representa uma ruptura com o que fora feito musicalmente até então, era chamara de “Sinfonia Bonaparte”, pois pretendia homenagear o “herói da República”. Beethoven mudou de ideia ao saber que Napoleão se tornara imperador, traindo o ideal republicano da revolução.

Estudantes

Para incentivar o público estudantil a frequentar os concertos da Casa da Música da Ospa, a orquestra disponibiliza uma cota de ingressos com desconto especial para estudantes. No sábado, dia 28, das 14h às 16h30, quem comparecer no local com carteira estudantil ou comprovante de matrícula, poderá adquirir entradas para o concerto, para qualquer setor, por R$ 10 (conforme disponibilidade).

Regente Richard Rosenberg. (Foto: Nathalie Long)

Richard Rosenberg (regente | EUA)

Rosenberg é diretor artístico e regente do Festival Nacional da Música (EUA) e da Orquestra Sinfônica Union. As suas direções anteriores incluem o “Hot Springs Music Festival”, o “Resonance”, a Sinfônica Corpus Christi, a Orquestra de Câmara da Califórnia, a Sinfônica Waterloo/Cedar Falls e o Ballet Pennsylvania. Ele também atuou na equipe de condução da Sinfônica de Baltimore, da Sinfônica de Oakland, do “London Classical Players” e do “Aspen Music Festival”. Gravou dez discos de música americana para o selo Naxos, e produziu vários álbuns com a lenda do jazz Dave Brubeck.

Violinista Walter Küssner. (Foto: Timm Kölln)

Walter Küssner (solista, viola | Alemanha)

Em 1988, após vencer diversos prêmios em concursos internacionais, tornou-se membro da Filarmônica de Berlim. Integra grupos de música de câmara da orquestra como o “Philharmonic Soloists”, o “Berliner Barock Solisten”, o “Philharmonic String Sextett”, o “Ensemble Berlin” e o “Stradivari Ensemble”. Performou como solista em países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Japão e Coréia, além da cidade de Singapura e diferentes locais da Europa. É professor na Universidade da Música Hanns Eisler de Berlim e professor honorário do Conservatório de Música de Xangai.

Ospa

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto e Grupo Renner. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Programa
George Gershwin: Abertura Cubana
Rudolph Arthur Rösel: Concerto para viola | Solos: Walter Kussner
Ludwig van Beethoven: Sinfonia nº 3
Regente: Richard Rosenberg (EUA)

Serviço

Concerto da Ospa – Série Pablo Komlós
Quando: 28 de abril, sábado
Horário: 17h
Local: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, nº 1501/Centro, Porto Alegre-RS)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Prefeito de Gramado vai responder a processo criminal por dispensa de licitação e desvio de dinheiro público
Preso homem que furtou equipamentos e deixou dois municípios gaúchos sem sinal de telefonia
https://www.osul.com.br/violista-da-filarmonica-de-berlim-se-apresenta-com-a-ospa/ Violista da Filarmônica de Berlim se apresenta com a Ospa 2018-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar