Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Você combate a corrupção ou o Lula?

Compartilhe esta notícia:

Estamos combatendo a corrupção que como gravidez não tem meio termo, ou a questão é sim caçar com “Ç” o ex-presidente Lula? (Foto: Celso Júnior/AE)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Vamos estabelecer posição definida quanto aos fatos que tumultuam o noticiário político; você, amigo leitor, combate de forma radical a corrupção ou quer apenas caçar com “Ç”, Dilma Rousseff, Lula e o PT? Responda com sinceridade. Ok! Outra questão, você é um democrata radical que defende o direito à liberdade de expressão ou agride quem pensa politicamente de forma oposta a sua? Posto isso, já que recebi alguns desaforos pela coluna de ontem, vamos elencar algumas denúncias pesadas que caíram no vazio e contra as quais ninguém bate panela ou faz bonequinho de plástico: o “terço” do Aécio Neves / tucanos no tremsalão? Banestado/ Geraldo Alckmin na merenda / CPI das mineradoras barrada por Aécio em Minas Gerais/ o caso da aeronave com cocaína também em Minas/ A Brasif com FHC e sua amante/ Tem uma enorme lista de casos graves pendentes e é claro que quem se interessa por política conhece, e é óbvio que, como eu, espera que os acusados sejam levados “sob vara” ou em condução coercitiva em algum momento, não é mesmo? Quanto às palestras do Lula? Vamos lá!

No dia 23 de junho de 2015, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que “não há nenhum problema em seu instituto, o iFHC, receber recursos de empreiteiras investigadas pela Operação Lava-Jato, como a Odebrecht e a Andrade Gutierrez”. O tucano afirmou que o dinheiro é para promover seminários e palestras. Respondeu sobre qual a diferença entre ele, Fernando Henrique, receber dinheiro para dar palestras e o ex-presidente Lula ser remunerado pela mesmo motivo. Longe do público, o ex-presidente virou atração no mundo empresarial e já é um dos conferencistas mais bem pagos do mundo. Dados de 2004. Cobra US$ 50 mil (cerca de R$ 150 mil no Brasil) – preço livre de impostos, hospedagem e passagem aérea, gastos que ficam por conta do cliente.

No Brasil, ninguém cobra mais caro. “O critério foi pedir metade do que Bill Clinton [ex-presidente dos Estados Unidos] cobra”, diz George Legmann, o agente que cuida das palestras e dos direitos autorais dos livros de Fernando Henrique. Da metade do ano passado para cá, foram 22 conferências, seis delas em outros países. Contrataram os serviços do ex-presidente a AmBev, a Medial Saúde, os bancos Pátria e Santander (este em Madri, na Espanha), a ACNielsen e o Banco Central do México, entre outros, e afirmou: “A minha palestra eu dou e vocês assistem…”. Quanto ao palestrante Lula, reproduzo documento enviado pelo jornalista Fernando Moraes ao juiz federal Sérgio Moro: “Há alguns anos venho acompanhando o ex-presidente em suas viagens pelo Brasil e exterior para levantar informações para o livro que estou escrevendo sobre um período de sua vida pública. Acredito tê-lo acompanhado em mais de dez viagens internacionais. De memória, lembro-me de ter estado com o ex-presidente no México, Portugal, África do Sul, Moçambique, Etiópia, Índia, Alemanha, França, Espanha e Cuba”, diz Fernando Morais, em carta a Moro; “Em todos os casos ele realizou, sim, as palestras para as quais havia sido contratado. Em alguns dos referidos países, mais de uma”. Volto a questionar, estamos combatendo a corrupção que como gravidez, não tem meio termo, ou a questão é sim caçar com “Ç” o ex-presidente Lula? Bom domingo com muita paz na consciência!

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

SEGUINDO NA CONTRAMÃO
PCdoB incomoda militares em compras da Defesa
https://www.osul.com.br/voce-combate-a-corrupcao-ou-o-lula/ Você combate a corrupção ou o Lula? 2016-03-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar