Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Você se hospedaria no resort criado por Hitler para a elite nazista?

Compartilhe esta notícia:

Colosso de Prora, construído entre 1936 e 1939 para abrigar 20 mil visitantes, foi abandonado durante a Segunda Guerra. (Crédito: Reprodução)

Você ficaria hospedado em um resort construído por Adolf Hitler especialmente à elite nazista? O Colosso de Prora, na Alemanha, um retiro de férias construído pelo Terceiro Reich no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, está passando por uma reformulação. O complexo de apartamentos foi construído na década de 1930 com um design que se acredita ter sido escolhido pelo Führer (comandante em alemão). Desde a Segunda Guerra Mundial, o local permaneceu praticamente abandonado no Mar Báltico, na ilha alemã de Rügen.
O prédio foi erguido como primeira ação do projeto “Kraft durch Freude” (“Força através da Alegria”, em português). A intenção inicial era criar diversos resorts na ilha transformando-a em um enorme balneário exclusivo para uso dos nazistas.

Situado a 150 metros da praia, Prora possui 4,5 quilômetros de extensão e capacidade para até 10 mil famílias. Juntamente ao setor hoteleiro há outros oito edifícios que serviriam como áreas de lazer e de restaurantes com capacidade para atender até 20 mil pessoas. Em 1937, o complexo ganhou notoriedade e conquistou um famoso prêmio, da época, de arquitetura e designer. A intenção de Hitler era transformar o local no maior balneário do mundo, mas a guerra não permitiu.
Revitalização.
Nos próximos anos, o local ganhará vida nova e se tornará pela primeira vez um resort, como desejava Hitler. O complexo está sendo reformado por uma empresa alemã que irá transformar os prédios abandonados em um hotel cinco estrelas. A intenção é que também funcione um spa na enorme estrutura, além de restaurantes e áreas de lazer. As obras já estão em andamento, mas não há previsão de conclusão.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha precisou centrar suas forças no conflito e abandonou o local. Os trabalhadores que participaram da finalização do projeto megalomaníaco de Hitler foram transferidos para a construção da Usina V-Armas, na cidade de Peenemünde. Com o passar dos anos e a demora para o encerramento das batalhas, que se estenderam por toda a Europa, os alemães transformaram seu antigo resort em um abrigo. As primeiras “invasões” ocorreram durante um bombardeio à cidade de Hamburgo.

Já após o final da guerra e no período de domínio comunista houve a intenção de demolir o complexo de Prora, mas a profunda crise econômica pela qual passava a União Soviética impediu a destruição. Com isso, os prédios foram usados como abrigo militar e armazéns de armas e de munições, além de veículos de médio e grande porte. Ao final do regime comunista, o complexo voltaria a ser abandonado.

A revitalização do espaço está ao cargo da empresa Metropole Marketing. O projeto também prevê a construção de aproximadamente 130 apartamentos e suítes disponíveis para aluguel ou compra por algo em torno de 112 mil dólares (cerca de 360 mil reais).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após mais de 15 horas de discussão, Câmara de Vereadores rejeita o projeto que alterava a cobrança do IPTU em Porto Alegre
Novo calendário do PIS/Pasep prevê saques a partir de outubro
https://www.osul.com.br/voce-se-hospedaria-no-resort-criado-por-hitler-para-a-elite-nazista/ Você se hospedaria no resort criado por Hitler para a elite nazista? 2015-07-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar