Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Viagem e Turismo Você vai viajar para o exterior? Veja o que pode trazer na bagagem

Compartilhe esta notícia:

Itens trazidos de fora precisam ser declarados quando o valor somado ultrapassar 500 dólares. (Crédito: Reprodução)

Quem viaja ao exterior já pode trazer na bagagem no retorno ao Brasil queijos, bacalhau e até salame. A autorização é do Ministério da Agricultura, órgão responsável por fiscalizar a entrada de animais e vegetais.

Ficam permitidos, entre outros, produtos lácteos industrializados (como queijo francês e doce de leite argentino) e carnes e embutidos (como salame espanhol). Os itens devem ser trazidos em sua embalagem original e destinados a consumo humano ou animal.

Outros produtos têm sua entrada no Brasil controlada, entre eles equipamentos médicos e odontológicos, remédios, produtos de limpeza, armas e partes de animais e vegetais – aquelas que não se enquadram nas autorizadas pelo ministério.

Esses produtos são fiscalizados por diferentes órgãos e podem requerer cuidados ou autorização prévia.

Também há limites de produtos que se pode trazer do exterior sem o pagamento do Imposto de Importação, de 50% sobre o valor pelo qual o bem foi comprado.

Os itens trazidos de fora precisam ser declarados quando o valor somado ultrapassar 500 dólares (cerca de 1.750 reais), no caso de viagem aérea. A cota de isenção é mensal. Se o turista fizer mais de uma viagem no prazo de um mês, deve somar os valores de suas compras.

Uso pessoal.

Itens de uso próprio são liberados e não entram nessa conta. O cuidado a ser tomado é que eles estejam em quantidade compatível com o objetivo e a duração da viagem.

Não há um limite específico na lei sobre o que pode ser trazido como item de uso pessoal, o que dá liberdade de interpretação ao fiscal da Receita Federal encarregado de examinar os itens no momento da chegada ao País.

Bebidas alcoólicas.

É permitido trazer até 12 litros de bebidas alcoólicas ou até dez maços de cigarros. Nos free shops, a legislação permite que se compre 24 unidades de bebidas, sendo que até 12 do mesmo tipo. Também é recomendável possuir documentos que comprovem a compra dos itens adquiridos no exterior, para provar que foi comprado de forma legal.

A Receita mantém em seu site o Guia do Viajante, com informações para quem vai fazer viagem internacional. Ele é encontrado no endereço idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/viagens-internacionais.

Regras específicas.

Derivados de origem animal – É permitido, desde que estejam em sua embalagem e respeitem o limite de peso estabelecido.

Tablets e notebooks – É recomendável levar a nota de compra do equipamento no Brasil para comprovar que foram adquiridos no País; aparelhos comprados no exterior são tributados.

Remédios – É permitido trazer os destinados a uso próprio, acompanhados da receita.

Isento de imposto – Para serem isentas de imposto, as compras feitas no exterior que não sejam para uso pessoal não podem superar 500 dólares.

Dinheiro em espécie – Quantidades superiores a 10 mil reais devem ser declaradas no site da Receita (edbv.receita.fazenda.gov.br).

Comprovação – Guarde documentos de compra para mostrar que os bens foram adquiridos legalmente e provar o valor.

Cota extra – Além dos 500 dólares que se pode trazer de produtos do exterior, o turista pode comprar itens que somam o mesmo valor nos free shops brasileiros sem a necessidade do pagamento de impostos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Búzios ultrapassou o Rio de Janeiro e registrou as diárias mais caras para os turistas estrangeiros
Você pode casar em plena Disney. Até com a presença do Mickey
https://www.osul.com.br/voce-vai-viajar-para-o-exterior-veja-o-que-pode-trazer-na-bagagem/ Você vai viajar para o exterior? Veja o que pode trazer na bagagem 2016-05-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar