Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Walmart fecha site no Brasil e converterá 20 hipermercados no País em lojas de atacarejo

Compartilhe esta notícia:

A empresa possui atualmente no Brasil 130 hipermercados. (Foto: divulgação)

A Walmart Brasil, que agora é operada pela firma de private equity Advent International, anunciou que vai converter 20 hipermercados em lojas de atacarejo. A empresa converterá 10 de seus hipermercados para o formato Maxxi Atacado e outros 10 para lojas Sam’s Club, até o final de 2020, de acordo com comunicado enviado por email e informações de sua assessoria de imprensa. As informações são dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo.

A empresa possui atualmente no Brasil 130 hipermercados; 50 serão remodelados. E as lojas restantes, cerca de 270 supermercados, receberão investimentos em uma 2ª fase do plano de recuperação dos negócios.

Walmart Brasil também anunciou nesta sexta-feira o fechamento de suas operações de “marketplace” na internet; as operações próprias de comércio eletrônico haviam sido paralisadas no final de 2017. A Walmart afirmou que o marketplace “hoje representa uma parcela mínima das vendas totais da companhia”.

A decisão anunciada nesta sexta ocorre a partir de uma reformulação nas suas estratégias digitais que, segundo a empresa, pretende explorar a proposta omnichannel (convergência e integração de canais, para que o consumidor não sinta a diferença entre o serviço online e offline), que ainda será anunciada ao mercado.

Desde o surgimento em 2011, o site da marca funcionava como uma empresa independente das lojas físicas, inclusive os produtos vendidos na plataforma eram próprios do site. Em 2017, ao passar a operar apenas como marketplace, as empresas se uniram, ficando até no mesmo endereço.

Com o fim da operação online, foram demitidos 70 funcionários, do total de 90 responsáveis pela operação da plataforma. A companhia ainda não tem uma definição do que deve ocorrer com os outros 20.

Como a proposta da marca é integrar canais online e offline, é provável que no futuro a companhia tenha um novo canal de vendas online.

A Advent assumiu operações do Walmart no Brasil em junho de 2018.

Carrefour de olho nos clientes

O Carrefour disse que quer captar clientes on-line com a saída da Walmart da web. As operações de e-commerce do Carrefour Brasil, que começaram há pouco mais de um ano, estão em crescimento exponencial e duplicaram do quatro trimestre de 2018 para o primeiro trimestre deste ano.

Segundo a empresa, o ritmo de expansão deve continuar acelerado, e o Carrefour reitera sua meta de ser líder no comércio eletrônico de alimentos no país, disse Paula Cardoso, diretora executiva do Carrefour eBusiness Brasil, em teleconferência com jornalistas.

A parceria com a start-up de delivery Rappi está levando o Carrefour a mudar o sortimento das lojas e até desenvolver novos negócios, como o de bebidas frias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O valor dos combustíveis atingiu o maior patamar desde novembro do ano passado
A inflação brasileira desacelera, mas é a maior para abril desde 2016
https://www.osul.com.br/walmart-fecha-site-no-brasil-e-convertera-20-hipermercados-no-pais-em-lojas-de-atacarejo/ Walmart fecha site no Brasil e converterá 20 hipermercados no País em lojas de atacarejo 2019-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar