Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2019
A Walmart Brasil, que agora é operada pela firma de private equity Advent International, anunciou que vai converter 20 hipermercados em lojas de atacarejo. A empresa converterá 10 de seus hipermercados para o formato Maxxi Atacado e outros 10 para lojas Sam’s Club, até o final de 2020, de acordo com comunicado enviado por email e informações de sua assessoria de imprensa. As informações são dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo.
A empresa possui atualmente no Brasil 130 hipermercados; 50 serão remodelados. E as lojas restantes, cerca de 270 supermercados, receberão investimentos em uma 2ª fase do plano de recuperação dos negócios.
Walmart Brasil também anunciou nesta sexta-feira o fechamento de suas operações de “marketplace” na internet; as operações próprias de comércio eletrônico haviam sido paralisadas no final de 2017. A Walmart afirmou que o marketplace “hoje representa uma parcela mínima das vendas totais da companhia”.
A decisão anunciada nesta sexta ocorre a partir de uma reformulação nas suas estratégias digitais que, segundo a empresa, pretende explorar a proposta omnichannel (convergência e integração de canais, para que o consumidor não sinta a diferença entre o serviço online e offline), que ainda será anunciada ao mercado.
Desde o surgimento em 2011, o site da marca funcionava como uma empresa independente das lojas físicas, inclusive os produtos vendidos na plataforma eram próprios do site. Em 2017, ao passar a operar apenas como marketplace, as empresas se uniram, ficando até no mesmo endereço.
Com o fim da operação online, foram demitidos 70 funcionários, do total de 90 responsáveis pela operação da plataforma. A companhia ainda não tem uma definição do que deve ocorrer com os outros 20.
Como a proposta da marca é integrar canais online e offline, é provável que no futuro a companhia tenha um novo canal de vendas online.
A Advent assumiu operações do Walmart no Brasil em junho de 2018.
Carrefour de olho nos clientes
O Carrefour disse que quer captar clientes on-line com a saída da Walmart da web. As operações de e-commerce do Carrefour Brasil, que começaram há pouco mais de um ano, estão em crescimento exponencial e duplicaram do quatro trimestre de 2018 para o primeiro trimestre deste ano.
Segundo a empresa, o ritmo de expansão deve continuar acelerado, e o Carrefour reitera sua meta de ser líder no comércio eletrônico de alimentos no país, disse Paula Cardoso, diretora executiva do Carrefour eBusiness Brasil, em teleconferência com jornalistas.
A parceria com a start-up de delivery Rappi está levando o Carrefour a mudar o sortimento das lojas e até desenvolver novos negócios, como o de bebidas frias.