Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Mulheres grávidas que tentarem viajar aos Estados Unidos com o objetivo de dar à luz terão o visto negado

Compartilhe esta notícia:

Trump assinou um decreto restringindo a cidadania automática por direito de nascimento.

Foto: Agência Brasil
Trump assinou um decreto restringindo a cidadania automática por direito de nascimento. (Foto: Agência Brasil)

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou mensagem nas redes sociais advertindo contra o chamado “turismo de nascimento” – prática de viajar ao país para dar à luz na tentativa de obter a cidadania norte-americana para o bebê. De acordo com a representação, caso existam indícios de que essa é a intenção da viagem, as autoridades vão negar o pedido de visto.

“Viajar para os EUA com o principal objetivo de dar à luz para que seu filho obtenha cidadania americana não é permitido,” escreveu a embaixada na publicação.

A mensagem é acompanhada de um vídeo. Nas imagens, o corpo de uma mulher grávida aparece diante de uma bandeira dos EUA tremulando. No primeiro plano, há um texto informando que, caso as autoridades acreditem que o principal objetivo de uma viagem ao país seja dar à luz nos EUA ou obter a cidadania americana para o filho, o visto será negado.

O chamado turismo de nascimento está amparado no “jus soli”, estabelecido pela 14ª emenda da Constituição americana, segundo a qual “todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos EUA e sujeitas à sua jurisdição são cidadãos dos EUA e do estado no qual residem”.

No início de seu segundo mandato, Donald Trump assinou um decreto restringindo a cidadania automática por direito de nascimento. Em julho, no entanto, um tribunal federal de apelações considerou o decreto inconstitucional e bloqueou sua aplicação em todo o país.

Em julho, o perfil da representação publicou uma mensagem destinada a imigrantes brasileiros que vivem ilegalmente no país. “Até o E.T sabia a hora de voltar para casa”, diz a mensagem, em referência ao filme de ficção científica “E.T. O Extraterrestre” (1982).

A publicação, feita na plataforma X, usa a imagem do famoso extraterrestre voando de bicicleta com a frase: “Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa”. A publicação ainda sugere o uso do aplicativo CBP Home como uma forma de ir “embora agora, com apoio e dignidade”.

Washington tem endurecido suas políticas de deportação. Não há números claros de quantas pessoas decidiram sair dos EUA ou desistiram de tentar chegar lá, e a migração na fronteira sul já havia diminuído de forma drástica antes mesmo de Trump assumir a Presidência pela segunda vez.

Aproveitando a cidadania por nascimento, celebridades brasileiras viajaram ao país para ter seus filhos. Claudia Leitte, Ludmilla, Simone Mendes, Luciana Gimenez e Thammy Miranda são algumas delas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Entenda por que a Rússia vendeu o Alasca para os Estados Unidos
“Vossa Excelência não está sendo fiel aos fatos”, diz o ministro Barroso ao colega Luiz Fux em discussão no Supremo
https://www.osul.com.br/a-embaixada-dos-estados-unidos-no-brasil-avisa-mulheres-gravidas-que-nao-e-permitido-viajar-ao-pais-apenas-com-o-objetivo-de-dar-a-luz-e-garantir-a-cidadania-americana-aos-seus-filhos/ Mulheres grávidas que tentarem viajar aos Estados Unidos com o objetivo de dar à luz terão o visto negado 2025-08-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar