Quarta-feira, 12 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de agosto de 2016
A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) ajusta os últimos detalhes para a edição 2016 da Expointer, que acontece entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Neste ano, o grande destaque da raça fica por conta do lançamento do programa da Carne Devon Certificada, realizado em parceria com o setor frigorífico e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). “O objetivo da iniciativa é valorizar a carne da raça nos mercados nacional e internacional e reconhecer o esforço dos criadores em busca de um produto de alta qualidade”, diz Elizabeth Cirne Lima, presidente da ABCD.
O programa, que terá adesão voluntária, estabelece critérios para a aplicação do selo de certificação na carne. O padrão racial da raça será controlado por vistorias antes do abate para averiguar o grau de pureza sanguínea dos animais e, depois, as carcaças serão novamente avaliadas e classificadas segundo idade, conformação e acabamento. A certificação e a centralização das informações darão aos consumidores a segurança de adquirir carne Devon de alta qualidade, originária exclusivamente de novilhos jovens, e garantirão maior credibilidade aos frigoríficos e estabelecimentos comerciais que trabalham com o produto. O evento de lançamento do selo está previsto para acontecer em 01/09 (quinta), às 16h30, com participação de representantes da CNA.
Neste ano, a ABCD levará para a exposição 57 animais de argola de 33 expositores diferentes. Em comparação ao ano passado, o aumento no número de animais inscritos foi de 5%. “Os dados comprovam a presença cada vez maior do Devon na feira. Isso é fruto do trabalho diário de valorização da raça realizado pela Associação e pelos criadores”, afirma Elizabeth.
Valorização dos jovens e da família Devon
Um dos principais objetivos da ABCD na Expointer continua sendo valorizar a integração das famílias em torno do Devon, através de diferentes ações. Por isso, mantém a realização dos prêmios Chiripá, que reconhece a participação direta das mulheres na criação do Devon no Brasil, e do Jovem Expositor, que chega a sua sexta edição neste ano. “Com estas duas premiações, revitalizamos nosso trabalho através da participação de filhos, netos e sobrinhos e valorizamos a presença das mulheres na criação da raça”, diz Henrique Ribas, vice-presidente comercial da ABCD.
Os julgamentos de machos e fêmeas de argola ocorrem em 31/08 (quarta-feira), mesma data de realização do Troféu Chiripá e do Prêmio Jovem Expositor. Já o julgamento dos rústicos acontece no dia 01/09 (quinta-feira). Neste ano, as avaliações da raça ficarão a cargo do experiente jurado internacional Norman Catto, que virá especialmente da Argentina para julgar Devon.
Vitrine da Carne Gaúcha e palestras técnicas
A ABCD também está pronta para participar da Vitrine da Carne Gaúcha, ação promovida pela Farsul, em parceria com os programas de carne de qualidade do RS. A Associação participa desde a primeira edição do evento, que tem como principal objetivo mostrar aos visitantes da feira as qualidades das raças em termos de acabamento de carcaça, sabor, maciez e marmorização. Os novilhos que serão enviados para terminação pertencem à Fazenda Palmeira, propriedade de Cláudio Ribeiro, e serão preparados pelo frigorífico Coqueiro.
Outra novidade reservada para este ano será a realização de palestras técnicas no estande da ABCD em Esteio. No dia 30/08 (terça-feira), Henrique Freitas, gestor de Negócios da JBS, falará sobre “Carnes Especiais”, às 18h. Em 02/09 (sexta-feira), será a vez do zootecnista Guilherme Minssen abordar o tema “Devon em sistemas de cruzamento industriais”, às 15h.
Leilão Top Devon
Neste ano, o leilão Top Devon acontece em 01/09 (quinta), às 14h30, ofertando em pista animais rústicos e de galpão. O leilão será realizado pela empresa Rédea Remates. Serão ofertados 33 animais selecionados.