A Airbus informou nessa segunda-feira (1º) que menos de 100 aviões da série A320 permanecem parados devido a um problema técnico em um software de controle de navegação que pode ser comprometido devido às radiações solares.
Na sexta-feira (28), a fabricante anunciou recall para quase 6.000 aeronaves que poderiam ser afetadas e precisavam trocar de maneira urgente um software de controle de voo, vulnerável às radiações solares. O Airbus A320 é o avião mais vendido do mundo.
“A grande maioria” dos aviões já passou pela modificação desde que o problema foi anunciado na sexta, informou a Airbus.
Em reação, as ações da empresa chegaram a recuar até 10% na Bolsa da França. Por volta das 10h desta segunda, porém, os papéis da fabricante desaceleravam a queda, passando a cair cerca de 6%.
O recall ocorreu após um incidente no final de outubro nos Estados Unidos com um voo da JetBlue, no qual a aeronave, que voava de Cancún (México) para Newark, perto de Nova York, perdeu repentinamente altitude sem a intervenção dos pilotos e teve que fazer um pouso em Tampa, na Flórida (EUA).
A Airbus pediu na sexta aos clientes que “interrompessem imediatamente os voos” de quase 6 mil aeronaves, mas conseguiu intervir rapidamente em milhares de aviões no mesmo dia e no sábado, o que dissipou o temor de uma perturbação em larga escala no tráfego aéreo mundial.
A colombiana Avianca relatou inicialmente perturbações “significativas” em seus voos, porque a atualização do programa poderia afetar mais de 70% de sua frota, e suspendeu a venda de passagens até 8 de dezembro. No sábado, no entanto, a companhia indicou que 51% da frota A320 tinha “o software completamente atualizado” e que esperava a conclusão do trabalho “nos próximos dias”.
Já a Latam e a Azul disseram na sexta que não têm aeronaves com as especificações mecionadas no recall – por isso, não serão afetadas. A Gol não trabalha com o modelo.
A EasyJet, uma das maiores operadoras da série A320, anunciou nesta segunda-feira que atualizou os aviões afetados “sem perturbação do programa de voos” do fim de semana.
O A320, uma gama que também inclui os modelos A318, A319 e A321, é o avião comercial civil mais vendido do mundo. O modelo entrou em serviço em 1988 e, até o final de setembro, haviam sido entregues 12,3 mil exemplares.
Nessa segunda, a Airbus reiterou suas desculpas “pelas dificuldades e atrasos causados aos passageiros e às companhias” por esta situação. A empresa agradeceu “a compreensão a respeito da decisão de dar prioridade absoluta à segurança”.
Além do problema no software, a Airbus anunciou que identificou uma “falha de qualidade de um fornecedor” que afeta um “número limitado” de painéis de metal do A320, confirmando uma reportagem da Reuters.
“A Airbus está adotando uma abordagem conservadora e está inspecionando todas as aeronaves potencialmente afetadas”, disse um porta-voz em um comunicado enviado por email, acrescentando que apenas uma parte precisaria de ação adicional.
“A fonte da questão foi identificada e contida, e todos os painéis recém-produzidos atendem plenamente aos requisitos”, acrescentou. Ao Financial Times, o porta-voz da empresa preferiu não informar se a falha de qualidade chegou a aeronaves já em operação. (Com informações da Folha de S.Paulo)
